News

ABEAR comemora 9 anos com conquistas e realizações históricas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) comemora, em agosto, nove anos de atividade, com realizações históricas para a aviação comercial brasileira. O intenso trabalho pela redução do ICMS sobre o combustível dos aviões em todo o país, principalmente em São Paulo, e a atuação em centenas de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional para contribuir com conteúdo técnico sobre temas operacionais, jurídicos e institucionais são apenas alguns exemplos dessas conquistas. Abaixo, uma lista com o resumo dos nove anos de trabalho da ABEAR:

– Empenho pela redução da alíquota de ICMS em todo o país, com destaque para São Paulo, cuja alíquota foi reduzida de 25% para 12%, com criação de novos voos. São Paulo responde por cerca de 40% da demanda nacional.

– Trabalho da ABEAR durante a pandemia para manter o país conectado, com destaque para as MP 925/20 e MP 1.024/20, que tratam das regras para reembolso aos passageiros em virtude da pandemia, além do acordo com Senacon e MPF, que garantiram direitos do consumidor e trouxeram equilíbrio para operação das empresas.

– Ações sociais como transporte gratuito de vacinas, profissionais de saúde, equipamentos e alimentos durante a pandemia, apoio à ONG Amigos do Bem e a criação do Asas do Bem, programa da ABEAR que destaca o transporte gratuito de órgãos para transplantes realizado pelas companhias aéreas brasileiras há duas décadas.

– Criação do Comitê de Segurança Sanitária da ABEAR, que tem desenvolvido um papel fundamental na implementação e aprimoramento dos procedimentos sanitários, construindo conjuntamente com ANVISA medidas para retomada.

– Protagonismo da ABEAR na união de esforços das entidades dos setores aéreo e de Turismo

– Fortalecimento da aviação regional por meio da associação da VOEPASS, ABAETÉ e RIMA.

– Apoio à abertura do setor ao capital estrangeiro, ampliando a competitividade e atraindo novas empresas para gerar mais recursos e empregos no país.

– Inclusão do querosene de aviação (QAV) na pauta do Custo Brasil.

– Apoio e defesa da flexibilização das regras de viagens, aproximando o ambiente de negócios do Brasil aos melhores mercados internacionais e ampliando a competividade e entrada de novos players no mercado.

– Protagonismo na discussão do excesso de judicialização no setor aéreo, motivando órgãos como a OAB Nacional a enfrentar esse gargalo.

– Colaboração na revisão do ambiente regulatório brasileiro para aproximá-lo de mercados competitivo. Alguns exemplos: extinção do adicional da Tarifa de Embarque Internacional, revisão da cobrança de bagagem, indenização por danos morais, entre outras medidas, em parceria com os ministérios da Infraestrutura, Economia e Turismo, além da SAC e ANAC.

– Em 2016, o trabalho da ABEAR impediu que a Irlanda fosse incluída uma lista de paraísos fiscais, o que poderia acarretar numa alíquota de 25% sobre o leasing de aeronaves. Na época, a estimativa era de custo adicional de R$ 1 bilhão por ano.

– Trabalho da ABEAR durante a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas/Paraolimpíadas 2016 foi fundamental para desmistificar a percepção geral de que muitos problemas ocorreriam, com atrasos e cancelamentos de voos e consequente caos nos aeroportos.

– Atuação em centenas de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional para contribuir com conteúdo técnico sobre temas operacionais, jurídicos e institucionais.

– Participação em debates, audiências públicas e seminários sobre a sustentabilidade no setor aéreo, destacando a importância da produção de combustíveis sustentáveis no Brasil e redução de emissões de CO².

 

Confira destaques de imprensa ao longo dos 9 anos de atuação da ABEAR:

Combustível de avião sobe e deve afetar as passagens (Folha de S.Paulo)

Com demanda em alta, empresas aéreas batem recorde de ocupação de aviões (Estadão)

Média de ocupação dos voos atinge 80% na Copa, diz ABEAR (VEJA)

Brasil terá 16 mil voos extras durante a Copa do Mundo (Estadão)

“Efeito Irlanda” deixará bilhete aéreo mais caro (Estadão)

Setor aéreo sem limites para o capital estrangeiro (O Globo)

Associação de aéreas defende 100% de capital estrangeiro no setor (Folha de Pernambuco)

SP deve ter 490 novos voos semanais após redução de ICMS no combustível (VEJA)

Processos contra aéreas somam R$ 1 bilhão (Correio Braziliense)

Setor aéreo faz investida contra startups após crescimento de ações na Justiça (ISTOÉ)

ABEAR defende desregulamentação da aviação em audiência pública (Mercado&Eventos)

ABEAR anuncia três novas companhias regionais associadas (Panrotas)

Aéreas fiscalizarão com mais rigor as bagagens de mão (Viagem&Turismo)

ABEAR encaminha sugestões ao plano de metas de redução de emissões atmosféricas (Mercado&Eventos)

ABEAR, IATA e ALTA debatem futuro dos combustíveis de aviação em seminário da ANP (Aeroflap)

Aéreas ABEAR transportaram 8,7 mil itens para transplantes em 2018 (Panrotas)

Governo publica MP de socorro ao setor aéreo – um dos mais prejudicados pela pandemia (Jornal Nacional – TV GLOBO)

Empresas aéreas firmam acordo para remarcação e cancelamento de passagens (O Globo)
Pós-Covid: Como será voar de novo (O Globo)

Vacinas: companhias aéreas farão transporte gratuito, afirma Ministério da Saúde (ISTOÉ Dinheiro)

Interlocução com governo é boa, mas gargalos persistem, diz setor aéreo (EXAME)

Aéreas apostam em regionalização de voos como legado da pandemia (Metrópoles)