Prêmio ABEAR de Jornalismo

Participe do Prêmio ABEAR

Premiamos as melhores reportagens sobre o setor aéreo.

Conheça os vencedores

Sobre a Premiação

Realizado anualmente desde 2013, o Prêmio ABEAR de Jornalismo tem o objetivo de estimular e reconhecer reportagens que tenham como foco a aviação civil comercial nacional.

O 7ª edição do Prêmio tem quatro categorias temáticas, que são Cargas, Competitividade, Experiência de Voo e Inovação e Sustentabilidade; a categoria Imprensa Setorizada; e o Prêmio Especial Asas do Bem – Responsabilidade Social.

Além das categorias, é possível ganhar o Prêmio Imprensa Regional, destinado aos jornalistas e veículos fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio ABEAR.

Aberto a participantes de todos os estados, o Prêmio aceita inscrições de matérias veiculadas em qualquer tipo de plataforma jornalística, como veículos impressos, rádio, TV e internet.

São R$48 mil em prêmios. Confira a seguir os detalhes de cada categoria.

Inscrições encerradas! Conheça aqui os vencedores.

Categorias

O Prêmio ABEAR de Jornalismo contempla quatro categorias temáticas — Cargas, Competitividade, Experiência de Voo, Inovação e Sustentabilidade, a categoria Imprensa Setorizada e o Prêmio Especial Asas do Bem – Responsabilidade Social. Há também duas premiações adicionais: o Prêmio Imprensa Regional, concedido a uma reportagem finalista das categorias e produzida por um veículo ou jornalista de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio, concedido à melhor reportagem entre as categorias temáticas e imprensa setorizada.

Cargas
  • Reportagens que falam sobre as potencialidades da aviação civil comercial nacional no transporte de cargas em relação a outros modais.
  • Reportagens que destacam aspectos relevantes do transporte aéreo de cargas, como capacidade de movimentação e armazenagem, segurança, rapidez, indicadores econômicos, abrangência dos serviços, uso de tecnologia, frota e qualidade de aeronaves, evolução do segmento, treinamento de pessoal e conectividade.
  • Reportagens que abordam o funcionamento da atividade em seus aspectos gerais, como logística, facilidades, benefícios e relação custo-benefício.
Competitividade
  • Reportagens que falam do avanço da competitividade na aviação civil comercial nacional, a partir de fatores como aumento do número de usuários, redução de tarifas e ampliação da malha aeroviária, novos destinos, voos mais rápidos e incremento de procedimentos que proporcionem maior segurança aos passageiros e às tripulações.
  • Reportagens que apontam os entraves conjunturais que influenciam negativamente o crescimento do setor, como má distribuição da malha aérea, concentração de aeroportos, sobrecarga e problemas de infraestrutura nos terminais aéreos e altos custos operacionais.
  • Reportagens que esclareçam como a composição do preço no setor da aviação civil comercial nacional é diretamente impactada por fatores como impostos incidentes sobre o combustível, tarifas aeroportuária, tarifas de navegação e questões regulatórias.
  • Reportagens que mostram, isoladamente ou no conjunto das empresas, como as companhias aéreas e seus executivos trabalham suas gestões, a fim de aumentar a eficiência, diminuir custos e melhorar os serviços para os usuários, sobretudo quando as condições econômicas do país são adversas.
  • Reportagens que abordam questões relativas à infraestrutura dos aeroportos, o controle de tráfego aéreo e a fiscalização, que proporcionam melhor desempenho do setor.
  • Reportagens com foco em questões relativas à desregulamentação do setor e os benefícios que a aplicação de planos e eventuais mudanças nos regulamentos em vigor podem proporcionar a companhias e usuários.
Experiência de Voo
  • Reportagens que mostram de maneira construtiva as experiências humanas vivenciadas em viagens de avião.
  • Reportagens com foco em histórias de viagens, com personagens que caracterizem sensações particularmente satisfatórias do hábito de voar, bem como a facilidade que o avião proporciona a profissionais que se valem desse meio de transporte.
  • Reportagens contemplando os benefícios e as transformações acrescentadas à vida de novos viajantes devido à conquista da ascensão socioeconômica.
  • Reportagens que retratam a experiência e o crescimento pessoal e/ou profissional de quem trabalha na aviação.
  • Reportagens sobre a história da aviação comercial brasileira, seu desenvolvimento, personagens e fatos marcantes e que contribuam para a preservação da memória do setor.
Inovação e Sustentabilidade

• Reportagens que apresentam tecnologias do setor da aviação civil comercial nacional que resultem em mais rapidez, conforto e segurança para os usuários desse meio de transporte, assim como a todos os profissionais envolvidos em suas operações.
  • Reportagens que contemplam a aplicabilidade da sustentabilidade na aviação civil comercial nacional, por intermédio de um ou mais dos três eixos que a caracterizam (econômico, ambiental e social), em alinhamento às inovações tecnológicas que estejam sendo introduzidas pelas companhias aéreas em seus procedimentos.
  • Reportagens que mostram o potencial da racionalização de custos na formação de tarifas mais econômicas, no aumento de segurança de voo e na maior eficiência no tempo de viagens.

Imprensa Setorizada

• Reportagens produzidas por veículos especializados em aviação civil comercial nacional e áreas a ela vinculadas, como turismo e logística, entre outras, que abordam pelo menos uma das categorias Cargas, Competitividade, Experiência de Voo, Inovação e Sustentabilidade e Asas do Bem.

Prêmio Asas do Bem - Responsabilidade Social
  • Reportagens que abordem as ações de responsabilidade social realizadas/apoiadas pela aviação civil comercial nacional nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, acessibilidade, moradia, meio ambiente, sustentabilidade e transporte gratuito de órgãos para transplante.
Prêmio Imprensa Regional

• Este prêmio valoriza e estimula matérias produzidas sobre a aviação civil comercial nacional por veículos ou jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O vencedor é escolhido entre os finalistas das categorias temáticas, portanto não recebe inscrições.

Grande Prêmio

• O Grande Prêmio ABEAR de Jornalismo é concedido à melhor reportagem entre os vencedores das categorias temáticas (CargasCompetitividadeExperiência de Voo e Inovação e Sustentabilidade) e da categoria Imprensa Setorizada. O ganhador é anunciado apenas na cerimônia de premiação.

Galeria

Rui Aquino, presidente da TwoFlex, Eduardo Busch, diretor-executivo da VoePass, Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, Paulo Kakinoff, presidente da GOL, e Jerome Cadier, CEO da LATAM
Eduardo Busch (VoePass), Tiago Lima (IBL), Paulo Kakinoff (GOL), senador Wellington Fagundes, Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, Jerome Cadier (LATAM), Airton Pereira, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da ABEAR, e Deputado Edinho Bez.
Vencedores dos prêmios Spotters e de Jornalismo e, ao fundo, Eduardo Busch, diretor-executivo da VoePass, Paulo Kakinoff, presidente da GOL, Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, e Jerome Cadier, CEO da LATAM
Vencedores do 2º Prêmio ABEAR Spotters e Airton Pereira, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da ABEAR (4º à dir.)
Eduardo Busch, diretor-executivo da VoePass, Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, Jerome Cadier, CEO da LATAM (ao fundo) e Paulo Kakinoff, presidente da GOL, com os vencedores do 2º Prêmio Spotters (centro)
José Ricardo Botelho, Diretor-Presidente da Anac, Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, e Ronei Saggioro Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil
Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR
Paulo Kakinoff, presidente da GOL