Estrutura

Conselho Deliberativo

Composto pelas companhias aéreas associadas, por meio de seus representantes e suplentes, tem como função deliberar sobre as diretrizes e propor os planos de ação da ABEAR. Também aprova as normas que envolvem a estrutura da entidade e decide sobre orçamento programado e sua execução.

PRESIDENTE DO CONSELHO

Celso Guimarães Ferrer Junior

VICE PRESIDENTE DO CONSELHO

Jerome Paul Jacques Cadier

GOL

Titulares: Celso Guimarães Ferrer Junior e Constantino Junior
Suplentes: Alberto Fajerman e Renata Domingues da Fonseca Guinesi

LATAM

Titulares: Jerome Paul Jacques Cadier e Maria Elisa Fudaba Curcio
Suplentes: Geraldo Costa de Menezes e Bruno Angelo Indio e Bartijotto

VOEPASS

Titulares: José Luis Felício Filho e Eduardo Magalhães Busch
Suplentes: Eric Consoli e David da Costa Faria Neto

Liderança

Responsável pela administração da ABEAR, a partir das orientações do Conselho Deliberativo e por representar a associação em atividades pertinentes ao cumprimento de seus objetivos

Jurema Monteiro
Presidente

Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Comunicação pela ESPM e mestrado em Turismo, na área de cocriação de experiências, pela Universidade de Brasília. É presidente da Seção V de Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Trabalhou nas áreas de comunicação e marketing em agências de viagens e operadores de turismo. No setor público, atuou na Embratur e Ministério do Turismo, em projetos que conectavam políticas públicas e iniciativa privada, com foco na promoção e comercialização de destinos turísticos.

Antonio Augusto do Poço Pereira
Diretor Administrativo, Financeiro e Compliance

Administrador, com pós-graduação em Recursos Humanos, ocupou cargos de direção e gerência em entidades dos setores da indústria, transportes, turismo & eventos e geração de energia, atuando nas prefeituras das cidades de Santos, São Vicente e Santo André, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cosipa e Anhembi, entre outras. Foi também docente de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Católica de Santos e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários da Cosipa (AFC) e da Associação dos Administradores de Santos (ADESAN).

Raul de Souza
Diretor de Segurança e Operações de Voo

Formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA) e mestre em Engenharia com ênfase em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). De 1987 a 2015 trabalhou como Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira em diversas funções. De 2007 a 2015 atuou como investigador Master de Acidentes Aeronáuticos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tendo realizado diversas investigações relacionadas ao RBAC 121, RBAC 135, RBAC 91, Tráfego Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária. Trabalhou na área de Safety do Grupo LATAM no Chile e foi professor da Pós-Graduação em Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi e da Pós-Graduação em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no ITA.

Comitês

Compostos por diretores da associação e colaboradores das empresas associadas, os comitês são responsáveis por avaliar, discutir e sugerir ações a serem desenvolvidas pela ABEAR.

Atualmente, estão em atividade os comitês Institucional, Jurídico/Tributário, Consumidor, Comunicação, Compliance, Proteção de Dados (2), QAV/Sustentabilidade, Infraestrutura Aeroportuária e Segurança de Voo, Security (AVSEC), Segurança Sanitária, Sub Regional (135) ANAC, Operações, Aeroportos - Lado Terra, Auditoria de Combustível e Carga Aérea.

Todos debatem temas de relevância para o desenvolvimento sustentável do mercado, como, por exemplo, a redução do ICMS do QAV para voos domésticos, levantamento da carga tributária sobre o setor, combate à fraude na aquisição de passagens aéreas, planos para melhoria de qualidade de vida e capacitação dos profissionais que atuam na aviação.

Estatuto

Conheça o estatuto que define a atuação institucional da ABEAR, seus processos de avaliação e de tomada de decisões em prol do setor aéreo.

Acesse aqui