Juliano Noman
Presidente
Estrutura
Conselho Deliberativo
Composto pelas companhias aéreas associadas, por meio de seus representantes e suplentes, tem como função deliberar sobre as diretrizes e propor os planos de ação da ABEAR. Também aprova as normas que envolvem a estrutura da entidade e decide sobre orçamento programado e sua execução.
PRESIDENTE DO CONSELHO
Celso Guimarães Ferrer Junior
VICE PRESIDENTE DO CONSELHO
Jerome Paul Jacques Cadier
AZUL
Titulares: John Peter Rodgerson e Fabio Barros Franco de Campos
Suplentes: Abhi Manoj Shah e César Alberto Jankops Grandolfo
GOL
Titulares: Celso Guimarães Ferrer Junior e Constantino de Oliveira Junior
Suplentes: Alberto Fajerman e Renata Domingues da Fonseca Guinesi
LATAM
Titulares: Jerome Paul Jacques Cadier e Maria Elisa Fudaba Curcio
Suplentes: Geraldo Costa de Menezes e Bruno Angelo Indio e Bartijotto
VOEPASS
Titulares: José Luis Felício Filho e Luiz Cláudio Aguiar
Suplentes: Eric Consoli e Otávio Martins
Liderança
Responsável pela administração da ABEAR, a partir das orientações do Conselho Deliberativo e por representar a associação em atividades pertinentes ao cumprimento de seus objetivos
Especialista em regulação da aviação civil, é graduado em Ciências Econômicas pela UnB (Universidade de Brasília), com extensão em gestão de infraestrutura aeroportuária no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em gestão de navegação aérea na Ecole Nationale de L'Aviation Civile (ENAC). Na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi gerente de Acompanhamento de Mercado e assessor especial da Diretoria de Serviços Aéreos (2006-2008), Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (2008-2011) e diretor-presidente (2020-2023). Foi secretário de Aeroportos (2011-2013) e de Navegação Aérea Civil (2013-2016) na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) e em 2023 foi nomeado como titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).
Antonio Augusto do Poço Pereira
Diretor Administrativo Financeiro, Compliance e Proteção de Dados
Administrador, com pós-graduação em Recursos Humanos, ocupou cargos de direção e gerência em entidades dos setores da indústria, transportes, turismo & eventos e geração de energia, atuando nas prefeituras das cidades de Santos, São Vicente e Santo André, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cosipa e Anhembi, entre outras. Foi também docente de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Católica de Santos e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários da Cosipa (AFC) e da Associação dos Administradores de Santos (ADESAN).
Raul de Souza
Diretor de Segurança e Operações de Voo
Formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA) e mestre em Engenharia com ênfase em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). De 1987 a 2015 trabalhou como Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira em diversas funções. De 2007 a 2015 atuou como investigador Master de Acidentes Aeronáuticos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tendo realizado diversas investigações relacionadas ao RBAC 121, RBAC 135, RBAC 91, Tráfego Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária. Trabalhou na área de Safety do Grupo LATAM no Chile e foi professor da Pós-Graduação em Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi e da Pós-Graduação em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no ITA.
Comitês
Compostos por diretores da associação e colaboradores das empresas associadas, os comitês são responsáveis por avaliar, discutir e sugerir ações a serem desenvolvidas pela ABEAR.
Atualmente, estão em atividade os comitês Institucional, Jurídico/Tributário, Consumidor, Comunicação, Compliance, Proteção de Dados, QAV/Sustentabilidade, Infraestrutura Aeroportuária e Segurança de Voo, Security (AVSEC), Segurança Sanitária, Sub Regional (135) ANAC, Operações, Aeroportos - Lado Terra, Auditoria de Combustível e Carga Aérea.
Todos debatem temas de relevância para o desenvolvimento sustentável do mercado, como, por exemplo, a redução do ICMS do QAV para voos domésticos, levantamento da carga tributária sobre o setor, combate à fraude na aquisição de passagens aéreas, planos para melhoria de qualidade de vida e capacitação dos profissionais que atuam na aviação.
Estatuto
Conheça o estatuto que define a atuação institucional da ABEAR, seus processos de avaliação e de tomada de decisões em prol do setor aéreo.
Acesse aqui