Regras para voar

Check-in

O check-in é o procedimento que gera o cartão de embarque do passageiro — pois a passagem comprada por si só não permite o embarque no avião. Ele pode ser feito pelo site ou aplicativo da companhia aérea ou no aeroporto, nos totens ou no balcão da empresa.

Self check-in

Fazer o check-in por conta própria e com antecedência é a melhor pedida para evitar filas e conseguir bons assentos nos voos. Você pode realizá-lo facilmente nos sites ou nos aplicativos das companhias aéreas.

AZUL disponibiliza o self check-in a partir de 72 horas antes do voo. GOL, LATAM e VOEPASS, a partir de 48 horas antes do voo. A MAP não oferece essa opção: o check-in deve ser feito no aeroporto e se inicia 2 horas antes do voo.   

Para realizar o check-in, você deve se identificar digitando o número do bilhete eletrônico, número da reserva ou número do seu documento ou cartão de passageiro frequente.

O check-in gera o cartão de embarque, que você terá de apresentar, juntamente com seu documento de identificação, no portão de embarque. Leve-o impresso ou salve a versão com código de barras no celular e mostre-o na tela do aparelho (apenas esteja atento para não ficar sem bateria).

Entrega de bagagem

Caso tenha bagagem para despachar, você poderá fazer isso nos balcões da companhia, em uma fila específica, que costuma ser mais rápida que as demais. Se não for despachar mala, você pode seguir direto para a área de embarque ao chegar no aeroporto.

Restrições de self check-in

Às vezes, o passageiro não consegue fazer o self check-in antecipadamente. Isso pode acontecer, por exemplo, se a reserva tiver sofrido alguma alteração, se houver codeshare — quando você compra a passagem por uma empresa aérea, mas algum trecho é operado por uma outra, devido a uma parceria entre elas —, ou se você estiver viajando com bebês e crianças.

Caso você tenha algum problema na hora de fazer o check-in pelo site ou aplicativo da companhia, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento.

 

Check-in no aeroporto

Para fazer o check-in pessoalmente, é preciso dirigir-se aos totens de autoatendimento ou ao balcão da companhia aérea com um documento de identificação válido — programe-se para chegar ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais. Depois de pegar o seu cartão de embarque, pese e despache a bagagem, se necessário, e siga para a sala de embarque.