Reportagem da GloboNews sobre os 90 anos da Panair leva o Grande Prêmio ABEAR de Jornalismo

A jornalista Leila Sterenberg ao lado do presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) realizou nesta quarta-feira (06/11) a cerimônia do 7º Prêmio ABEAR de Jornalismo e do 2º Prêmio ABEAR Spotters. A reportagem “90 anos da Panair do Brasil”, produzida pela equipe da GloboNews (RJ) para o programa Arquivo N, que já havia faturado a categoria Experiência de Voo, foi revelada como a merecedora do principal reconhecimento da noite, o Grande Prêmio desta 7ª edição do concurso jornalístico, concedido ao trabalho mais destacado entre todos os vencedores. Os vitoriosos das demais categorias haviam sido divulgados em 18 de outubro (confira ao final a lista completa). A responsável pela inscrição da matéria vencedora foi a jornalista Flávia Freitas Gomes. Na festa, a equipe envolvida foi representada por Leila Sterenberg, apresentadora do Arquivo N.

“É uma honra para mim receber este prêmio. Toda a equipe da GloboNews ficará muito orgulhosa. Vamos seguir adiante com o melhor jornalismo possível, resgatando nossa memória e contando boas histórias”, declarou a jornalista.

O evento, realizado em Brasília (DF), teve como tema deste ano a sinergia entre Aviação e Turismo, e contou com a presença de 120 convidados, entre autoridades do setor aéreo, parlamentares, representantes do segmento turístico e do poder público.

A ABEAR premiou os cinco jornalistas responsáveis pelas matérias mais bem avaliadas nas categorias Cargas, Competitividade, Experiência de Voo, Imprensa Setorizada, Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio Especial Asas do Bem e Responsabilidade Social. Neste ano, a premiação registrou recorde de inscrições, com 163 trabalhos enviados. Ao longo do tempo a iniciativa da ABEAR para estimular e reconhecer a cobertura de temas da aviação comercial brasileira registra a participação de representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O Prêmio ABEAR Spotters também teve engajamento recorde, com 189 imagens concorrendo. Os cinco spotters vencedores do prêmio também receberam seus troféus no evento.

Jornalistas e spotters vencedores do Prêmio ABEAR

Durante a cerimônia, o secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho, foram homenageados com um prêmio especial pela contribuição para aviação civil brasileira. Para o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, a deferência é um momento de agradecimento às autoridades do setor em um ano particularmente difícil para o transporte aéreo, com custos em ascensão, contingência inesperadas de frota e encerramento das atividades da Avianca Brasil. “Celebramos a indústria da aviação com as lideranças do setor no poder público em todas as esferas de governo e, também, com a imprensa, que nos acompanhou neste ano de desafios e importantes conquistas” declarou Sanovicz.

Também marcaram presença o chefe do subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno; o presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional (FRENLOG), senador Wellington Fagundes (PL-MT); o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Valter Luís de Souza, além de autoridades da aviação e do turismo em diversos estados e municípios brasileiros.

Eduardo Sanovicz, da ABEAR, homenageia o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho (à esquerda) e o secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann (à direita)

Bastidores

Antes da cerimônia, no período da manhã, os spotters e jornalistas premiados participaram de uma edição especial do Como Voa o Brasil, programa da ABEAR que apresenta bastidores da aviação brasileira.

Os convidados visitaram as instalações do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que gerencia o tráfego aéreo, a defesa aérea, as informações aeronáuticas e outras particularidades na região central do Brasil (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal).

O grupo, ciceroneado pelo Coronel Aviador Rubem Müller Schneider e sua equipe, conheceu a sala de controle e a sala de aproximação, que lida especificamente com as movimentações aéreas na cidade de Brasília (DF).

Voos extras

Os principais executivos das empresas aéreas GOL, LATAM e VOEPASS anunciaram voos extras para a alta temporada de verão 2019/2020. As três companhias terão, juntas, cerca de 6 mil voos adicionais e 1 milhão de novos assentos nas rotas domésticas e internacionais durante a próxima alta temporada. Além dos números reforçados, o presidente da ABEAR anunciou que, até o próximo mês de janeiro, estará concluída a reposição integral da oferta de voos em relação ao ano anterior, quando a Avianca ainda operava no mercado.

Confira abaixo os trabalhos e profissionais vencedores do Prêmio ABEAR de Jornalismo:

Grande Prêmio ABEAR de Jornalismo

Categoria Cargas

Categoria Competitividade

  • “Mudanças na aviação”, de Mariana Clemente Jungmann (TV Brasil, Brasília/DF) (LINK 1 | LINK 2 | LINK 3) 

Categoria Experiência de voo

Categoria Imprensa setorizada

Categoria Inovação e sustentabilidade

  • Asas cortadas”, de Rafael Battaglia Popp (Revista Superinteressante, São Paulo/SP) 

Prêmio Especial Asas do Bem e Responsabilidade Social

  • “Transplante no Brasil: Um voo de esperança”, de Suely Frota Bezerra (TV Assembleia, Fortaleza/CE) (LINK 1LINK 2 | LINK 3) 

Prêmio Especial Regional

 

VEJA MAIS: Confira as fotos vencedoras do 2º Prêmio ABEAR Spotters

Acesse todas as notícias