“Jornada Asas do Bem”, da ABEAR, vai a João Pessoa para ressaltar a importância da doação de órgãos

Crédito: Carol Andrade - Secretaria Estadual de Saúde
Alexandre Barroso

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) levou a “Jornada Asas do Bem”, série de palestras para conscientizar a população sobre a doação de órgãos, a João Pessoa (PB), no sábado (22). Foi a 8ª cidade no País a receber a ação, que também enfatiza o transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas realizado gratuitamente por AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM na iniciativa conjunta da aviação comercial batizada como “Asas do Bem”.

O evento aconteceu no auditório do Centro Turístico Tambaú e integrou a programação da 18ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos, promovida pela Central Estadual de Transplantes da Paraíba. Cerca de 80 pessoas, entre médicos, enfermeiros e transplantados, acompanharam a palestra do publicitário Alexandre Barroso, de 59 anos, parceiro do projeto e três vezes transplantado. Ao contar sua história, que inclui o diagnóstico de hepatite c, transplantes, cirurgias, comas e a retomada da vida fora do hospital, Barroso frisou a importância das companhias aéreas para os transplantes. “No ano passado, as associadas da ABEAR transportaram 9 mil órgãos e tecidos. Isso representa 90% do total transportado por aviões”, disse o palestrante. “Levando em consideração o tamanho do Brasil, sem o apoio do avião seria muito difícil viabilizar transplantes em que doador e receptor estão separados por grandes distâncias, especialmente de órgãos que têm tempo de isquemia curto. Um coração, por exemplo, precisa chegar ao receptor em até quatro horas após a extração”, acrescentou.

Ao término, Barroso salientou que falar de transplantes não é conversar sobre a morte, mas sim sobre a vida. “Um doador salva dez pacientes. Doar é um ato de amor, de ajudar outras pessoas a seguirem vivas, nunca esqueçam disso. Conversem com a família de vocês sobre o assunto, não deixem para depois”, afirmou.

Coordenadora da Central Estadual de Transplantes da Paraíba, a Dra. Gyanna Lys, dedica-se ao tema há 15 anos. Segundo ela, o diálogo é a melhor ferramenta para a conscientização. “Metade das famílias não aceitam doar os órgãos quando algum familiar morre. Nosso papel é o de sempre aquecer o debate para mudar esse cenário, com eventos que conscientizem a população, como este que estamos realizando. Se conseguirmos mudar a cabeça de pelo menos uma pessoa, sabemos que fizemos a nossa parte”, disse.

Crédito: ABEAR
Ricardo Pontes e o filho Nathan Pontes

Relatos

Dentre os presentes que acompanharam a palestra e compartilharam suas próprias histórias pessoais, uma em especial comoveu a todos: a de Nathan Pontes, de 12 anos, transplantado de fígado. Com apenas dois meses de vida, a família do menino descobriu que ele sofria de atresia nas vias biliares, o que comprometeu o funcionamento do órgão. O transplante ocorreu pouco após completar um ano de idade. O pai, o biólogo Ricardo Pontes, doou parte do fígado. Quatro anos depois, um novo percalço: um linfoma abdominal, causado por um dos remédios imunossupressores. Depois de uma cirurgia arriscada, o menino ficou curado, parou de ingerir medicamentos e há sete anos não registra nenhum problema de saúde. “Hoje o Nathan tem uma vida normal, igual a todas as crianças da idade dele. Pratica esportes e realiza tudo sem restrições”, explicou o pai. Para os amigos, Nathan já fala sobre a doação de órgãos. “Eu conto para eles a minha história e digo que muitas pessoas podem ser salvas com a doação. Eles já estão conscientes sobre o tema”, disse.

A musicista Iris Vasconcelos, de 64 anos, era outra transplantada presente na plateia. Vítima de uma miocardiopatia dilatada, quadro clínico que pode causar insuficiência do coração, ela aguardou por outro órgão durante nove meses. Foi transplantada em 2005 e até o momento não passou por nenhum quadro de rejeição. “Sou grata pelo meu renascimento e sempre conscientizo as pessoas sobre o tema. Hoje toda a minha família é doadora”, afirmou.

Jornada – Desde abril, a “Jornada Asas do Bem” já passou por Aracaju (SE), Aparecida de Goiânia (GO), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Santo André (SP), Uberaba (MG), Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB). Londrina (PR) foi visitada hoje (24). São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) recebem o projeto nos dias 26 e 27 de setembro, respectivamente. Acompanhe a agenda pelo hotsite asasdobem.com.br.

Acesse todas as notícias