ABEAR encerra Setembro Verde com seis edições da “Jornada Asas do Bem”

Depois de passar por Uberaba (MG) e Rio Branco (AC) durante o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promove mais quatro edições da “Jornada Asas do Bem”: série de palestras sobre o tema lançada em abril deste ano. As cidades de João Pessoa (PB), Londrina (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) serão visitadas pelo projeto (veja agenda abaixo) até o fim do mês. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é oficialmente celebrado em 27 de setembro.

A palestra é conduzida pelo publicitário e parceiro do projeto Alexandre Barroso, de 59 anos, que já passou por três procedimentos de transplante e está percorrendo o país para contar sua história e ressaltar a importância da doação. Barroso também enfatiza o papel da aviação para os transplantes. A ação é uma extensão do “Asas do Bem”, programa lançado em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), para divulgar o transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas desde 2001.

Eficiência e agilidade

Em 2017, cerca de 9 mil itens para transplante (órgãos e tecidos) foram transportados gratuitamente por aviões, sendo que 90% do volume é de responsabilidade das fundadoras da ABEAR (os demais transportes são referentes a operações de outras companhias aéreas, voos privados e da Força Aérea Brasileira, por exemplo). Os números ganham mais destaque pelo fato de o Brasil possuir o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O esforço é viabilizado por meio de um acordo de cooperação que envolve, além das empresas aéreas, Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

O diretor de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas, com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz.

JORNADA – Desde abril, a “Jornada Asas do Bem” já passou por Aracaju (SE), Aparecida de Goiânia (GO), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Santo André (SP), Uberaba (MG) e Rio Branco (AC). Outras cidades devem receber o projeto até o fim do ano. Acompanhe a agenda pelo hotsite asasdobem.com.br.

Confira a programação das palestras abaixo:

JOÃO PESSOA/PB

Quando: 22 de setembro (sábado), às 16h

Evento: 18ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos

Onde: Auditório da PBTur, no Centro Turístico Tambaú (Avenida Alm. Tamandaré, nº 100)

Público: Entrada franca

LONDRINA/PR

Quando: 24 de setembro (segunda-feira), às 9h

Evento: Setembro Verde

Onde: Auditório do Aurora Shopping, localizado no 4º andar do empreendimento (Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 400)

Público: Entrada franca

SÃO PAULO/SP

Quando: 26 de setembro (quarta-feira), às 13h30min

Evento: Setembro Verde

Onde: Anfiteatro do Hospital Municipal Vila Santa Catarina (Av. Santa Catarina, nº 2.785)

Público: funcionários e pacientes da instituição

RIO DE JANEIRO/RJ

Quando: 27 de setembro (quinta-feira), às 8h

Evento: Debates em Saúde – Riscos no processo de doação-transplante de órgãos

Onde: Sala CT1 da Escola de Negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Rua Pascoal Lemme, nº 355)

Público: entrada franca, mediante inscrição neste link

Sobre a ABEAR:

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi criada, em 2012, pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e TRIP (hoje integrada à AZUL) -, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. As estratégias de atuação da ABEAR compreendem planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros quanto para o de cargas. Além de contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da aviação, a entidade atua em constante relacionamento junto aos setores público e privado, entidades de classe e consumidores.