News

VOAR+ passou por Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul em novembro

Participantes em tour do Projeto Peixe Boi, em Alagoas
(Foto: Fernando Henrique Pires Pimentel/Divulgação)

A 2ª edição do programa VOAR+, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) para a promoção e fomento do turismo doméstico e das viagens aéreas no país, passou nesse mês de novembro pelos estados de Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Todos os bilhetes foram fornecidos pela GOL e LATAM.

“Neste segundo ano do programa VOAR+ pudemos levar dezenas de pessoas para conhecer as belezas do nosso país. Além do desenvolvimento do turismo, essa iniciativa em parceria com o FORNATUR ajuda a fomentar a economia local. Estamos muito satisfeitos com os resultados verificados nestes dois anos de programa”, declarou Jurema Monteiro, presidente da ABEAR.

Os influenciadores Lucian Grilo (do perfil Os lugares incríveis do Brasil), Cristiano e Leonardo Vergílio (do perfil A Família Vergílio), Adriana Chaia (do Viajando com História) e a jornalista Tatiana Sisti (da Revista Viajar), fizeram no Pará um roteiro que incluiu visita à Ilha de Marajó, à Praia do Pesqueiro e uma fazenda produtiva de búfalos com degustação dos derivados do leite na região.

Em Alagoas, Lucian Grilo, Cristiano e Leonardo Vergílio, Kevenin Sousa (do perfil Vem com Kevin) e Patty Leone participaram de um roteiro com passagem pela Orla de Maceió, Barra de São Miguel, dunas de Piaçabuçu, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

No Rio Grande do Norte, a jornalista e produtora de conteúdo Flávia Vitorino conheceu as belezas do litoral e sertão do Estado. O roteiro contou com visitas à Maracajaú, Cerro Corá, Geossítio Serra Verde, Seridó, Totoró, Sítio Xique Xique em Carnaúba dos Dantas, Serra de São Bento, atrativos das serras do agreste Potiguar e a praia de Pipa.

Por fim, no Rio Grande do Sul, jornalistas dos jornais argentinos Clarín e La Nacion percorreram, além da capital Porto Alegre, o litoral gaúcho com visita à Torres e Capão da Canoa, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Gramado, os cânions de Cambará do Sul, entre outros destinos.

Com a palavra, os representantes dos estados visitados

“Essa press trip integra a estratégia da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul de fomentar o turismo binacional e de comunicar aos argentinos os nossos inúmeros atrativos. Precisamos mostrar a eles que vale a pena vir e, mais, vale a pena permanecer em nosso estado. Para nós é fundamental receber o público de mercados tão importantes e próximos. E o VOAR+, programa da ABEAR com o FORNATUR, que viabiliza as passagens aéreas, permitiu que essa ação fosse possível e que o nosso turismo fosse ainda mais estimulado e incentivado”, (Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário estadual de Turismo do RS em exercício)

“A iniciativa do VOAR+, com criadores de conteúdo e jornalistas explorando cada canto do nosso país, é uma oportunidade sem igual para destacar a riqueza e diversidade do turismo no Rio Grande do Norte. Receber jornalistas e influenciadores da área do turismo oferece uma visibilidade única, capaz de inspirar novos viajantes a descobrirem as belezas naturais, culturais e gastronômicas que nosso Estado tem a oferecer, contribuindo assim para o fortalecimento e crescimento do turismo local. O VOAR + é uma ponte que conecta a riqueza cultural e natural do Brasil aos olhos do mundo” (Roberta Duarte, diretora-presidente da Empresa Potiguar (RN) de Promoção Turística – Emprotur)

“Localizado no coração da Amazônia brasileira, o Pará tem o turismo de natureza como um dos segmentos mais estratégicos para aumento da atratividade e crescimento do fluxo de visitantes. Nossas riquezas naturais e biodiversidade são nosso chamariz para os olhos do mundo. Mostrar todos esses atrativos para veículos especializados e influenciadores é uma forma de consolidar ainda mais nosso estado como destino turístico único e imperdível, bem como uma política macro do Governo do Estado de incentivo à Bioeconomia” (Eduardo Costa, secretário de Turismo do Pará)

“A parceria entre a ABEAR e o FORNATUR para realizar o VOAR+ reflete o compromisso de promover a diversidade e a riqueza cultural de nossos destinos em uma estratégia de unir o poder público com a iniciativa privada. É uma satisfação saber que Alagoas está cada vez mais inserida nessa jornada para que criadores de conteúdo tenham a oportunidade de vivenciar as belezas e experiências únicas que só o nosso estado oferece. Em Alagoas, temos o privilégio de contar com vários destinos em um único lugar o ano todo. Por isso, estamos confiantes de que os participantes do VOAR + terão a oportunidade de descobrir e compartilhar histórias incríveis, contribuindo para consolidar nosso estado como um destino turístico de destaque no cenário nacional” (Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas)

Sobre o VOAR+

Em sua 2ª edição, o programa VOAR+ fez parcerias com as secretarias estaduais de todos os estados e o Distrito Federal. As viagens devem ocorrer até novembro. A ABEAR, por meio de suas associadas, vai conceder seis passagens de ida e volta para cada estado que aderir ao programa. As secretarias estaduais de turismo, por sua vez, custearão toda a parte terrestre (traslado, hospedagem, alimentação e passeios, de acordo com o roteiro). Os convidados, que podem ser influenciadores digitais ou jornalistas, produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. A ABEAR também disponibiliza aos estados uma curadoria para a seleção dos participantes.

O VOAR + conta neste ano também com o apoio de três entidades parceiras: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos).