News

Presidente da ABEAR apresenta desafios da indústria da aviação

A aviação comercial é um indutor do desenvolvimento econômico do país, e o diálogo e a parceria com diversos atores são fundamentais para avançar com as principais pautas que contribuem para a melhora do ambiente de negócios, o estímulo aos investimentos e o crescimento de todo o setor aéreo brasileiro. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira das Empresa Aéreas (ABEAR), Juliano Noman, após reunião com o secretário de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Tomé Franca. No encontro, realizado em abril, Noman apresentou os desafios do setor e as prioridades da indústria da aviação.

O presidente da ABEAR também se reuniu com a secretária-executiva do MPOR, Mariana Pescatori, para debater políticas públicas que apontem para a melhora da infraestrutura e da competitividade da aviação comercial. “Com diálogo e compromisso, superamos os desafios e fortalecemos a aviação, conectando ainda mais o Brasil”, disse Noman.

Na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman foi recebido pelo diretor-presidente interino, Marcelo Honorato, e os diretores Adriano Miranda, Ricardo Catanant e Tiago Pereira. No encontro, ele ressaltou a importância de uma agência reguladora forte e eficiente para promover a modernização dos marcos regulatórios e o alinhamento às melhores práticas internacionais. “O setor aéreo é altamente complexo e está em constante evolução, e a ANAC oferece segurança jurídica e regulatória, viabilizando o crescimento da indústria da aviação, que gera emprego e renda, estimula economias locais e contribui para o desenvolvimento do país.”

Já com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, discutiu políticas de estímulo à demanda. Em 2024, a aviação comercial transportou 118 milhões de passageiros, e o trabalho conjunto com o governo federal tem potencial para ampliar ainda mais o número de passageiros e destinos atendidos. “O turismo é uma ferramenta de desenvolvimento, e as empresas aéreas estão investindo em novas rotas e ampliando a oferta para fortalecer esse importante setor da economia”, afirmou o presidente da ABEAR.

Noman se reuniu ainda com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Ana Carolina Medeiros, e outros representantes da associação, reforçando a importância da cooperação com entidades do turismo.

Encontro com Tomé Franca (SAC) (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)
Mariana Pescatori (MPOR) e Juliano Noman (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)
Agenda com a diretoria da ANAC (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)
Noman e Celso Sabino, ministro do Turismo (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)
Reunião com Marcelo Freixo na Embratur (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)
Presidente da ABEAR e a presidente da ABAV, Ana Carolina Medeiros (Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR)