News

Demanda por voos domésticos cresce 15,7% entre novembro e outubro

Mesmo com a crise que afeta o setor aéreo desde o início da pandemia do novo coronavírus, o modal vem desde o mês de maio experimentando um reaquecimento gradual de oferta e demanda. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), cresceu 15,7% em novembro de 2020, na comparação com o mês anterior. Já a oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), teve expansão de 8,6% na mesma comparação.

No mercado internacional, em relação a outubro, a demanda por voos internacionais aumentou 14,2% e a oferta 7,4%.

Na comparação anual, demanda tem queda de 34,5% em novembro
Na comparação entre os meses de novembro de 2019 e 2020, a demanda por voos domésticos registrou queda de 34,5%, segundo dados da ANAC. A oferta, por sua vez, teve retração de 35,7% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento dos aviões foi de 84,2%, um aumento de 1,7 ponto percentual. Ao todo, foram transportados 4,8 milhões de passageiros, uma diminuição de 40,7% diante de novembro de 2019.

Mercado internacional
O transporte de passageiros no mercado internacional (RPK) recuou 85,3% em novembro, diante do mesmo mês do ano passado. A oferta (ASK) teve redução de 70% na comparação anual. A taxa de ocupação dos aviões ficou em 40,6%, uma queda de 42,4 pontos percentuais. No total, foram transportados 237,9 mil passageiros, uma queda de 86,8% na comparação anual.

Cargas
O transporte de cargas e correio teve retração de 21,3% em novembro, em reação a igual mês do ano passado. No mercado internacional, a redução foi de 4,7% na mesma comparação.