News

ABEAR: Programa Voo Simples é um passo positivo para a aviação brasileira

O Governo Federal lançou, em 7 de outubro, o programa Voo Simples, que traz uma série de medidas de modernização de regras e redução de custos no setor de aviação. Coordenado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a primeira fase do programa, voltada para a aviação geral, apresenta 52 medidas para desburocratizar o setor, com temas que envolvem a validade da carteira de habilitação dos pilotos, treinamentos em simuladores, entre outros.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, destacou que o projeto apresentado agradou representantes do setor aéreo. Ele disse que o Voo Simples é um passo positivo. “Esse conjunto de medidas é focado, basicamente, na aviação geral, mas tem alguns temas que apontam para as questões do nosso interesse. É um programa que tem continuidade. Portanto, medidas que virão pela frente também vão implicar em desburocratização, simplificação e mais alinhamento do nosso ambiente regulatório ao internacional”, afirmou.

“O que eles fizeram foi o primeiro capítulo. São 52 itens para desburocratizar o setor. O foco neste momento é a Aviação Geral. A nossa parte [aviação comercial] é a próxima. Há uma perspectiva de se avaliar outras 150 medidas”, disse Sanovicz, em entrevista à Agência Estado. O presidente da ABEAR lembrou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, fez no evento de lançamento sinalizações em favor da revisão do custo elevado do combustível de aviação e de tarifas.