News

ABEAR apoia o combate à pandemia do novo coronavírus

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou uma série de iniciativas em 2020 durante a pior crise da história da aviação comercial, com o objetivo de manter a operação do transporte aéreo e para ampliar os esforços de todo o país no combate à pandemia. Veja abaixo algumas das principais ações.

Primeiros sinais

Antes mesmo da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a ABEAR estava atenta aos desdobramentos do novo coronavírus no mundo e aos comunicados das agências reguladoras da Saúde e da Aviação Civil no País, ANVISA e ANAC, respectivamente. A ABEAR atuou na multiplicação de informes e notícias destas instituições, contribuindo para que os materiais chegassem a mais públicos.

Procedimentos sanitários

Previamente à normatização de procedimentos sanitários pelas agências reguladoras da Saúde e da Aviação Civil (ANVISA e ANAC, respectivamente), em meados de maio de 2020, as associadas ABEAR adotaram medidas como o uso obrigatório de máscaras, além de disponibilizar álcool em gel a bordo e intensificar a higienização das aeronaves em cada etapa de voo. Ao longo da pandemia, a ABEAR e as empresas aéreas participaram de diversas reuniões e comitês criados por ANAC e ANVISA para monitorar e aprimorar protocolos de segurança sanitária para retomar as atividades da maneira mais segura e rápida possível.

Cidades conectadas

Mesmo com os severos impactos negativos para a oferta e demanda de viagens aéreas, logo no início da pandemia, as companhias aéreas nacionais mantiveram a malha essencial de voos para as capitais dos 26 estados mais o Distrito Federal, além de dezenas de cidades, com intuito de manter o país conectado.

Transporte gratuito de profissionais de saúde e equipamentos

As empresas transportam gratuitamente profissionais de saúde que estão atuando em programas de enfrentamento à pandemia no Brasil. Ao longo da pandemia, as companhias aéreas transportaram também, sem custos, equipamentos como respiradores e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para diversas cidades do País. Em janeiro, as empresas associadas iniciaram o transporte gratuito, em voos regulares, das vacinas para imunização da população brasileira, além do envio emergencial de cilindros de oxigênio para Manaus (AM).

Direitos do passageiro

Associadas ABEAR garantem os direitos dos seus passageiros durante a pandemia: ABEAR, Ministério Público Federal (MPF) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir os direitos do consumidor.

Repatriação

De março a maio de 2020, companhias aéreas nacionais, internacionais e a Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram em voos regulares e fretados mais de 66 mil passageiros ao Brasil de pelo menos 39 países. Estima-se que 65% desse total foram brasileiros que retornaram ao país.

Sinergia

A ABEAR atuou em diversas frentes para evitar que as empresas fossem oneradas com mais custos em meio à crise. Adiamento de taxas de navegação ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e uso de aeroportos e bases aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) para estacionamento sem custo de aeronaves foram algumas das medidas adotadas para aliviar o caixa das companhias aéreas. Nesse sentido, a ABEAR destaca o esforço e alto nível de mobilização e parceria dos Ministérios da Infraestrutura, da Economia, do Turismo, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da ANAC, da Senacon e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) durante a pandemia. A ABEAR também destaca o trabalho colaborativo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB).

Transporte de órgãos

A contribuição da aviação comercial no transporte gratuito de órgãos, equipes médicas e insumos para transplantes, que acontece desde 2001, não foi interrompida em meio à pandemia. As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, em 2020, 4.895 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas), segundo dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. Nesse período, 2.911 voos das empresas nacionais levaram pelo menos um item a bordo.