COVID-19

Confira informações atualizadas sobre coronavirus e viagens de avião

Bagagens

Passageira colocando bagagem de mão no compartimento superior da aeronave Passageira colocando bagagem de mão no compartimento superior da aeronave

Bagagem de mão

Todas as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão em voos domésticos e internacionais.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino. Na LATAM, apenas a tarifa Basic, comercializada para voos dentro do Chile, Peru, Colômbia, Equador e Argentina, não inclui  bagagem de mão gratuita.

A VOEPASS também permite, gratuitamente, uma bagagem de mão por passageiro, mas determina as seguintes dimensões máximas: 55 cm X 40 cm X 20 cm.

RIMA – por causa dos modelos de aeronaves que opera – permite bagagem de mão desde que o peso total não exceda 3 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 90 cm³ – em compensação, pode-se despachar volumes somando até 9 kg, sem  custo.

Na ABAETÉ, pelo porte das aeronaves, são permitidos como bagagem de mão apenas eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e câmeras fotográficas, além de dinheiro e joias. Já a bagagem despachada pode ser de até 23 kg na tarifa Promo e 2 peças de 23 Kg cada na tarifa Top, sem cobrança extra.

Se a mala ultrapassar as especificações da companhia, o passageiro pode ter de despachá-la e pagar pelos quilos excedentes.

Itens pessoais

Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila para notebook, entre outros.

As medidas máximas, válidas para LATAM e VOEPASS devem ser: 45 cm X 35 cm X 20 cm. A GOL considera 43 cm X 32 cm X 22 cm como dimensões-limite, enquanto a RIMA não permite o transporte de mais um item a bordo.

Itens proibidos na bagagem de mão

Alguns objetos não podem ser transportados na bagagem de mão ou na bolsa tanto em voos nacionais quanto internacionais. Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, não podem ser levados na bagagem de mão:

  • Armas – de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes – machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
  • Ferramentas de trabalho – pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis – explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos – cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

Posso levar? Itens com regras específicas

Alguns objetos devem respeitar regras específicas para serem transportados como bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto internacionais:
  • Aparelhos de barbear e tesouras arredondadas devem ter lâminas menores de 6 cm.
  • Lixa de unha metálica somente sem ponta perfurante ou aresta cortante e com até 6 cm.
  • Lapiseiras e canetas tinteiro apenas menores que 15 cm.
  • Apenas um isqueiro (com gás ou fluido) por passageiro.
  • São permitidos termômetros de medição térmica.
  • Bastão de selfie, desde que o peso e volume não excedam os limites permitidos à bagagem de mão (somando com os outros volumes).
  • Também em voos domésticos, é possível levar até 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.
  • Em voos domésticos, pode-se levar no máximo 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.

EM VIAGENS INTERNACIONAIS:

  • O transporte de líquidos e géis é restrito a embalagens de, no máximo, 100ml.
  • São permitidos medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais – somente o necessário para o período total de voo (incluídas eventuais escalas).
  • Se o voo for para os Estados Unidos, há um limite de 350 ml para substâncias em pó.

Comprei líquidos no free shop. E agora? Esses produtos podem exceder o limite de 100 ml, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas padronizadas e com o recibo de compra à mostra

DICA! COMO MONTAR UMA MALA DE MÃO

Aconselha-se transportar na mala de mão ou na bolsa objetos frágeis, importantes, de valor econômico e sentimental ou úteis para a viagem — por exemplo, equipamentos eletrônicos (laptop, tablet, celular, câmera), remédios, dinheiro, documentos, chaves e material para leitura ou conforto pessoal (como tampões de ouvido, máscara para cobrir os olhos, travesseiros de pescoço etc.).

É bom também levar um agasalho, pois em algumas aeronaves a temperatura pode ficar baixa. E é recomendável levar, ainda, uma muda de roupa adequada ao clima na cidade de destino — o que vale também como precaução em caso de extravio de bagagem.

Se a viagem for curta, só a bagagem de mão pode ser suficiente, e você tem a vantagem de sair mais rápido do aeroporto.

Para informações sobre bagagem despachada, clique aqui.