COVID-19

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Assistência especial

Passageira idosa acompanha passageira em cadeira de rodas na área de check-in de aeroporto Passageira idosa acompanha passageira em cadeira de rodas na área de check-in de aeroporto

Passageiros com necessidades especiais

As companhias aéreas oferecem assistência especial a gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, com deficiência, com idade igual ou superior a 60 anos, com mobilidade reduzida e qualquer pessoa que, por alguma condição, tenha limitada a sua autonomia como passageiro.

Tanto as empresas aéreas quanto os aeroportos têm programas de treinamento de funcionários para atender passageiros que precisam de assistência especial. Nas companhias, há sempre um funcionário responsável e disponível para consultas e resolução de eventuais demandas de passageiros — esse atendimento pode ser pessoal ou remoto.

Portanto, se você precisa de algum atendimento especial durante a sua viagem, informe com antecedência sua companhia aérea por meio dos canais de atendimento ao cliente.

Mobilidade reduzida

Passageiros com mobilidade reduzida podem usar sua cadeira de rodas para locomover-se até a porta do avião, desde que o equipamento passe pela inspeção do aeroporto. Se, por alguma questão de segurança, a cadeira não puder ser transportada, as companhias disponibilizam outro equipamento. 

A cadeira de rodas poderá ser despachada na porta do avião, sem custo adicional, como item prioritário. Se a cadeira de rodas tem baterias de lítio, poderá ser transportada desde que a bateria não ultrapasse 300 Watt-hora (Wh) ou, no caso de 2 baterias, que cada uma delas não tenha mais de 160 Wh. As baterias devem estar instaladas na cadeira, com seus terminais protegidos e circuitos isolados. Importante informar o tipo de bateria na reserva pois em algumas companhias é necessária aprovação prévia.

As ajudas técnicas (bengalas, muletas, andadores) são transportadas na cabine — elas só seguirão para o bagageiro se houver alguma restrição quanto às suas dimensões, alguma questão relacionada à segurança ou, dependendo do tamanho do avião, se a cabine não comportá-las.

Todos os equipamentos devem ser disponibilizados ao passageiro no desembarque. Em caso de extravio ou avaria, as companhias aéreas devem providenciar, já no desembarque, a substituição imediata por item equivalente.

Deficiência visual

Passageiros com deficiência visual podem viajar com o seu cão-guia. O animal deve ser transportado sempre no chão da cabine, ao lado do proprietário e com auxílio de arreio. Confira as regras de documentação de cada companhia aérea: GOL e LATAM. Para saber as regras da VOEPASS /MAP, entre em contato com a central de vendas.