Glossário

Oferta – é medida em ASK (Available Seat‐Kilometers ou Assentos‐Quilômetros Oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis para comercialização em cada etapa pela distância percorrida em cada etapa. Um ASK é produzido quando um assento é transportado por um quilômetro. Para uma companhia ou para a indústria, basta somar os ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

Demanda – é medida em RPK (Revenue Passenger‐Kilometers ou Passageiros‐Quilômetros Pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes em cada etapa pela distância percorrida em cada etapa. Um RPK é produzido quando um assento ocupado por um passageiro pagante é transportado por um quilômetro. Para uma companhia ou para a indústria, basta somar os RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo ou por etapa de voo, pela divisão do total de assentos ocupados por passageiros pagantes pelo total de assentos oferecidos em cada caso. Costuma ser expresso em porcentagem, indicando o quanto da capacidade oferecida foi efetivamente comercializada. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias. É conhecido popularmente como taxa de ocupação. Também pode ser aplicado de forma análoga para o transporte de cargas, indicando o quanto da capacidade ofertada foi efetivamente ocupada por itens que geraram receita para uma companhia.

Passageiro Pagante (Revenue Passenger): refere‐se a um passageiro cujo transporte gerou remuneração comercial para uma companhia aérea. Inclui aqueles que viajam por meio da aquisição de bilhetes regulares, promocionais ou resgatados via programas de milhagem; usando bilhetes gerados a partir do resgate de créditos compensatórios junto a uma companhia; usando bilhetes emitidos dentro de acordos corporativos; ou, ainda, por meio de tarifas preferenciais definidas por normas ou acordos. Não inclui, por outro lado, passageiros viajando gratuitamente por qualquer razão; pessoas viajando com bilhetes adquiridos com tarifas ou descontos disponíveis somente para empregados de companhias aéreas, seus prepostos ou pessoas a seu serviço; crianças que não ocupam um assento.

Participação de mercado (ou Market Share): refere‐se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

Etapa de voo (ou Flight Stage): refere‐se à operação de uma aeronave de uma decolagem ao próximo pouso. Uma etapa de voo pode ser doméstica ou internacional. Um único voo pode ser composto por mais de uma etapa de voo. Assim, o voo hipotético XX 1234 de São Paulo a Recife, com escala em Brasília, é composto por duas etapas de voo.