Você tem ideia de quanto combustível um avião gasta em um voo?

O volume de combustível pode variar, pois depende de uma série de fatores.

Tomando como base um Boeing 737-800, o tanque da aeronave comporta até 21 toneladas de querosene de aviação (QAV), ou o equivalente ao peso de 26 carros populares. A medida em massa (quilos ou libras, por exemplo) é padrão internacional na indústria da aviação para fins de planejamento de voo. Na conversão, cada quilo de QAV corresponde a 1,28 l do insumo. Em volume, portanto, as 21 toneladas de peso correspondem a 27 mil litros de combustível.

O consumo do QAV tem como principal variável o peso da aeronave. Além disso, altitude, velocidade e temperatura também influenciam na conta.

Quanto mais longo o percurso, mais eficiente a aeronave será, pois o consumo do QAV em altitude é muito menor, devido à atmosfera mais rarefeita, que causa menos resistência ao avanço e, ao mesmo tempo em que ocorre o consumo, reduz-se o peso da aeronave. Sendo assim, os trechos da ponte área acabam sendo menos eficientes no que diz respeito ao consumo de QAV.

Em voo de cruzeiro (quando o avião alcança a velocidade e altura ideais) o consumo de QAV é de aproximadamente 2.200 kg/h (pouco mais de 2.800 l/h), o mesmo que 44 tanques de um carro popular (1.0).

A fase do voo com maior consumo de combustível é a subida, pois a aeronave precisa de muita força para decolar e ganhar altitude. O consumo de QAV chega a ser o dobro, se comparado ao voo de cruzeiro.

Já na descida, o consumo é menor, chega a ser 1/3 em comparação ao voo de cruzeiro. Para taxiar (trajeto que a aeronave faz em solo), o gasto chega em ¼.

Com o tanque cheio, um Boeing 737-800 consegue voar de São Paulo até Caracas sem precisar abastecer, uma distância de 6 mil km, equivalente a 15,3 viagens de carro entre São Paulo e Rio de Janeiro.​

Apenas como curiosidade, uma aeronave de grande porte como um Jumbo (747) leva só de combustível o dobro do peso de um B737.

Acesse todas as notícias