VOAR+, da ABEAR e FORNATUR, passou por 14 estados e o DF em 2023

Visite SP (Toni Sando), ABEAR (Jurema Monteiro) e FORNATUR (Fabrício Amaral), parceiros do programa, em encontro no Salão Nacional do Turismo (Foto: ABEAR/Divulgação)

 

A 2ª edição do programa VOAR+, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) para a promoção e fomento do turismo doméstico e das viagens aéreas no país, encerrou o ano de 2023 visitando 15 UFs, sendo 14 estados mais o Distrito Federal. Ao todo, o programa transportou em 2023 34 influenciadores e jornalistas, 13 a mais que no ano passado, por todas as regiões do Brasil. Foram visitados: Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul, além do DF.

Ao todo, foram concedidos para as viagens 69 bilhetes aéreas da GOL e LATAM, associadas da ABEAR. Com os posts nas redes sociais, o VOAR+ teve um alcance de 21 milhões de pessoas. Foram produzidos pouco mais de 3 mil posts durante as viagens. Na imprensa, foram mais de 60 inserções a respeito do programa.

“Superamos nesta segunda edição do programa todos os indicadores do ano passado. Isso mostra o protagonismo que o VOAR+ vem ganhando. Todo o trabalho dos influenciadores e jornalistas nessas viagens são de suma importância para destacar as particularidades e belezas dos nossos diferentes cartões-postais nacionais. É a partir do olhar deles que os seguidores e leitores se sentem convidados a explorarem esses lugares. Isso movimenta a economia, contribuindo com toda a cadeia de trabalho envolvida com o Turismo”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

“Em 2023 consolidamos essa incrível parceria entre ABEAR e FORNATUR, e claro, o apoio incondicional das secretarias estaduais de turismo. O Programa VOAR+ trouxe excelentes resultados nesta segunda edição. Tivemos uma ampla adesão dos estados na divulgação e promoção dos atrativos culturais e naturais de nossos destinos turísticos. Em Goiás, por exemplo, tivemos um excelente alcance de mídia espontânea decorrente das ações com a ABEAR”, afirma o presidente do FORNATUR, Fabrício Amaral.

“Participar do VOAR+ foi uma experiência incrível. Esse programa desempenha um papel muito importante ao incentivar o turismo interno no Brasil. Viajando por várias regiões do país, tivemos a oportunidade de descobrir e compartilhar as riquezas culturais, naturais e gastronômicas que o Brasil tem para oferecer. O impacto vai além das paisagens incríveis, pois ajuda a promover destinos menos conhecidos e a impulsionar a indústria do turismo nacional. Nossos seguidores amam receber esse tipo de informação e conteúdo, a grande quantidade de reações em cada publicação nos revela um crescente interesse em explorar as maravilhas do nosso país. Estamos empolgados para continuar participando e contribuindo para divulgar o turismo brasileiro”, diz o influenciador Lucian Grillo, do perfil Os Lugares Incríveis do Brasil, um dos selecionados nesta edição.

“O VOAR+ dá oportunidade para que o viajante brasileiro conheça peculiaridades do turismo local, deixando de lado estereótipos dos destinos mais conhecidos do Brasil. Muitas regiões estão formando novos atrativos, hotéis de diversas categorias têm surgido para atender a clientes exigentes, que tem referencial de turismo no mundo todo. Muitas vezes não temos a oportunidade de reconhecer esse tipo de turismo e acabamos focando em destinos internacionais. O programa possibilitou um reencontro com meu público, seguidores, leitores, que cada vez mais se mostra curioso pelo que há de novo no Turismo brasileiro. Muitas vezes os seguidores são surpreendidos com o que mostro, apresento em meus canais, em minhas matérias. Abre um mundo de oportunidades de viajar pelo Brasil”, diz Thiago Paes, influenciador do perfil Paes pelo Mundo, que também participou do programa em 2023.

Sobre o VOAR+
Em sua 2ª edição, o programa VOAR+ fez parcerias com as secretarias estaduais de todos os estados e o Distrito Federal. A ABEAR, por meio de suas associadas, concedeu seis passagens de ida e volta para cada estado que aderisse ao programa. As secretarias estaduais de turismo, por sua vez, custeiam toda a parte terrestre (traslado, hospedagem, alimentação e passeios, de acordo com o roteiro). Os convidados, influenciadores digitais ou jornalistas, produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. A ABEAR também disponibiliza aos estados uma curadoria para a seleção dos participantes.

O VOAR + contou neste ano também com o apoio de três entidades parceiras: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos).

Acesse todas as notícias