VOAR+, da ABEAR e FORNATUR, chega ao Pará

Influenciadores que participam desta edição do VOAR+ posam para foto em Soure, na Ilha de Marajó (PA) (Foto: ABEAR/Divulgação)

A 2ª edição do programa VOAR+, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) para a promoção e fomento do turismo doméstico e das viagens aéreas no país, desembarcou nesta quinta-feira (9) no Pará. Os influenciadores Lucian Grilo (do perfil Os lugares incríveis do Brasil), Cristiano e Leonardo Vergílio (do perfil A Família Vergílio), Adriana Chaia (do Viajando com História) e a jornalista Tatiana Sisti (da Revista Viajar), transportados pela GOL e LATAM, farão um roteiro que inclui visita à Ilha de Marajó, à Praia do Pesqueiro e uma fazenda produtiva de búfalos com degustação dos derivados do leite na região.

Em Belém, uma das cidades criativas chanceladas pela UNESCO e sede da COP-30 em 2025, os viajantes conhecerão o mercado de Ver-o-Peso, complexo Feliz Lusitânia (Catedral, Forte do Presépio, Igreja de Santo Alexandre e Casa das Onze Janelas), Mangal das Garças e a Estação das Docas. A capital do estado reserva também aos participantes um passeio que percorre o rio Guamá.

“Mês passado o VOAR+ passou pelo Amazonas, berço do ecoturismo nacional, e agora chega a outro estado de extrema importância neste segmento, o Pará, com suas ricas águas doces, arquitetura ímpar e gastronomia singular. Com a ajuda do FORNATUR estamos levando dezenas de pessoas para explorarem todos os estados brasileiros neste segundo ano de parceria. Estamos muito contentes com o projeto e devemos visitar mais estados até o fim deste ano”, diz a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, iniciativas como o VOAR+ são importantes para a promoção e fomento do turismo em todo o país. “Localizado no coração da Amazônia brasileira, o Pará tem o turismo de natureza como um dos segmentos mais estratégicos para aumento da atratividade e crescimento do fluxo de visitantes. Nossas riquezas naturais e biodiversidade são nosso chamariz para os olhos do mundo. Mostrar todos esses atrativos para veículos especializados e influenciadores é uma forma de consolidar ainda mais nosso estado como destino turístico único e imperdível, bem como uma política macro do Governo do Estado de incentivo à Bioeconomia”, afirma o titular da pasta.

Sobre o VOAR+
Em sua 2ª edição, o programa VOAR+ fez parcerias com as secretarias estaduais de todos os estados e o Distrito Federal. As viagens devem ocorrer até novembro. A ABEAR, por meio de suas associadas, vai conceder seis passagens de ida e volta para cada estado que aderir ao programa. As secretarias estaduais de turismo, por sua vez, custearão toda a parte terrestre (traslado, hospedagem, alimentação e passeios, de acordo com o roteiro). Os convidados, que podem ser influenciadores digitais ou jornalistas, produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. A ABEAR também disponibiliza aos estados uma curadoria para a seleção dos participantes.

O VOAR + conta neste ano também com o apoio de três entidades parceiras: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos).