Valor médio pago nos bilhetes aéreos cai 60% em 12 anos

Dados do Panorama 2014, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), apontam que o valor médio pago por passageiro em cada quilômetro voado (Yield) no transporte aéreo doméstico caiu 2,7% ao ano entre 1970 e 2014 – no total, mais de 70% no período de 45 anos – passando de R$ 0,8003 em 1970 para R$ 0,2377 em 2014, em valores já ajustados pela inflação. Depois disso, em apenas 12 anos, de 2002 a 2014, a queda foi de quase 60% no valor médio das tarifas.

Segundo o documento, a forte queda do preço das passagens foi motivada pela liberação econômica das tarifas aéreas, quando o poder público deixou de regular o valor cobrado pelos assentos e as companhias passaram a diferenciar produtos e definir seus próprios preços, regulados pelo mercado e pela livre concorrência. Assim, puderam oferecer opções de viagem aérea adequadas aos clientes que viajam a negócios ou a lazer de acordo com comportamentos de consumo, como a antecedência de compra, maior ou menor flexibilidade para fazer remarcações ou cancelamentos de bilhetes, tempo de permanência no destino, entre outros fatores.

Os benefícios do ambiente de liberdade tarifária ficam nítidos: a quantidade de viagens aéreas dentro do Brasil triplicou em pouco mais de 10 anos, saindo de 30 milhões de passageiros transportados em 2002, para mais de 100 milhões em 2014.

Para o consultor técnico da ABEAR e autor do estudo, Maurício Emboaba, outro importante achado foi a alteração da correlação existente entre o crescimento de demanda área e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) ocorrido também a partir da liberação tarifária.  “Até então, o Yield apresentava uma queda, porém não tão abrupta como verificada após 2003, e a evolução da demanda do modal aéreo crescia na mesma proporção do aumento do PIB do país”, diz.

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