Vai viajar com as crianças nesse feriado?

Quem pretende viajar de avião com menores de idade no próximo feriado tem que estar atento para as regras e a documentação necessária para o embarque. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) reuniu algumas dicas do guia Voar Melhor para você viajar sossegado e aproveitar da melhor forma o Dia das Crianças.

Algumas empresas aéreas brasileiras transportam menores de dois anos gratuitamente em voos domésticos, desde que eles viajem no colo dos pais. A ANAC regula que as companhias cobrem até no máximo 10% da tarifa do adulto por esse tipo de transporte, porém, se a criança ocupar um assento, será cobrada a passagem inteira.

Documentação

Em voos nacionais e nas viagens internacionais para a América do Sul, é preciso apresentar o documento de identidade (RG) original em bom estado e com foto recente ou a certidão de nascimento original, se a criança tiver até os nove anos de idade. Já para todos os outros países é preciso ter o passaporte (e visto, se o país visitante exigir), além da certidão de nascimento ou a carteira de identidade para comprovar o parentesco.

A legislação e as empresas aéreas exigem uma autorização do Juizado da Infância e da Adolescência quando o menor for viajar desacompanhado ou com pessoa sem grau de parentesco. O modelo de autorização está disponível no link http://goo.gl/TKzo0Z  e ela dever ser assinada pelos dois pais com firmas reconhecidas em cartório.

Para saber mais sobre as regras para embarque com crianças, acesse: http://www.abear.com.br/uploads/arquivos/dados_e_fatos_arquivos_ptbr/GUIA_DO_PASSAGEIRO.pdf

Acesse todas as notícias