Transporte global de cargas aéreas tem forte alta em fevereiro

A demanda por transporte aéreo global de cargas cresceu 8,4% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2016, informou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Com ajuste sazonal, já que 2016 teve um dia a mais por ser ano bissexto, o resultado sobe para em torno de 12%, quase quatro vezes superior à média de crescimento anual dos últimos cinco anos, de 3%.

A oferta de espaço nos aviões para o transporte de cargas, em contrapartida, teve retração de 0,4%, com fator de aproveitamento de 43,5%, uma alta de 3,5 pontos percentuais. No primeiro bimestre, o transporte global de cargas aéreas acumula crescimento de 7,2%, com aumento de 1,3% na oferta e aproveitamento de 42,7%.

A América Latina, que segundo a IATA responde por 2,8% do transporte global de cargas aéreas, foi a única região com desempenho negativo, ao registrar retração de 4,9% na demanda em fevereiro, diante de igual mês de 2016. A oferta teve recuo de 7,2% na mesma base de comparação, com aproveitamento dos aviões de 32,4%, alta de 0,8 ponto percentual.

Nos dois primeiros meses do ano, a América Latina acumula queda de 4,5% na demanda, com recuo de 4,3% na oferta e taxa de ocupação das aeronaves de 30,3%.

 

Acesse todas as notícias