Transporte global de cargas aéreas cresce 6,8% em novembro

A demanda global por transporte aéreo de cargas registrou crescimento de 6,8% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA). A oferta de espaço nas aeronaves para esse tipo de atividade teve aumento de 4,4% na comparação anual. Com isso, o fator de aproveitamento dos aviões ficou em 47,2%, alta de 1,1 ponto percentual.

A América Latina foi o único mercado regional com desempenho negativo em novembro, com queda de 1,3% na demanda por cargas aéreas, diante de igual mês de 2015. A oferta, por sua vez, teve retração de 1,6% na mesma base de comparação. O aproveitamento dos aviões ficou em 36,9%, com variação positiva de 0,1 ponto percentual.

De janeiro a novembro de 2016, a demanda global por transporte aéreo de cargas acumula crescimento de 3,2%, na comparação anual. O aumento acumulado de oferta está em 5,4%, com aproveitamento dos aviões de 42,7%, uma diminuição de 0,9 ponto percentual.

“O transporte aéreo de cargas apresentou uma forte temporada alta em novembro. E há sinais encorajadores de que esse crescimento se manterá em 2017, particularmente pelas entregas de produtos eletrônicos de alto valor agregado e seus componentes”, afirmou Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Acesse todas as notícias