Transporte global de carga aérea recua 3,5% em outubro

A demanda global por transporte aéreo de cargas recuou 3,5% no mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje (4) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O resultado configura a 12ª queda consecutiva do volume movimentado pelo modal, quando utilizada a base de comparação ano a ano.

A capacidade de carga, medida em toneladas de frete por quilômetro disponível, aumentou 2,2% em relação a outubro de 2018. Já o aproveitamento efetivo das aeronaves para o transporte de cargas mostrou queda de 2,8 pontos percentuais, ao fechar o período em 47,7%.

No acumulado de janeiro a outubro, o transporte aéreo global de cargas acumula retração de 3,5%, em relação ao mesmo período de 2018. A oferta, por sua vez, apresentou crescimento de 2% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 46,4%, recuo de 2,7 pontos percentuais.

Segundo a IATA, a guerra comercial entre Estados Unidos e China causou, ao longo do ano, a deterioração do comércio global e uma ampla desaceleração do crescimento econômico.  “A alta temporada da carga aérea está começando decepcionante. A demanda deverá diminuir em 2019 e ter o resultado anual mais fraco desde a crise financeira global”, disse o diretor geral da IATA, Alexandre de Juniac.

Acesse todas as notícias