Transporte global de carga aérea recua 3,3% em 2019

A demanda global por transporte aéreo de cargas diminuiu 3,3% em 2019, em relação ao ano anterior, divulgou hoje (5) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Segundo a organização, foi a primeira queda nesse indicador desde 2012 e o pior desempenho anual desde a crise financeira global, em 2009, quando essa atividade registrou redução de 9,7%.

A capacidade de carga, medida em quilômetros por tonelada de frete disponível, aumentou 2,1% em relação ao ano passado. Já o aproveitamento das aeronaves para essa atividade mostrou queda de 2,6 pontos percentuais e encerrou o período em 46,7%.

Apenas em dezembro, o volume de carga teve queda de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto a capacidade cresceu 2,8%, na mesma comparação. Já o aproveitamento das aeronaves foi de 46,7%, recuo de 2,7 pontos percentuais em relação a 2019.

De acordo com a IATA, o desempenho da carga aérea em 2019 foi influenciado pelo fraco crescimento do comércio global, de apenas 0,9%, e pela desaceleração do PIB nas economias com intensa produção de manufaturados. Há sinais de que a demanda por frete aéreo pode aumentar em 2020, mas ainda não é possível estimar as consequências do surto de coronavírus na economia mundial no longo prazo.

“As tensões comerciais são a raiz do pior ano para a carga aérea desde o fim da crise financeira global em 2009. Embora ocorra uma redução nesses conflitos, há pouco alívio, pois estamos em território desconhecido em relação ao eventual impacto do coronavírus na economia global. Todas as restrições em vigor certamente são um empecilho para o crescimento econômico e, com certeza, 2020 será outro ano desafiador para os negócios de transporte aéreo de cargas”, afirmou Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

Acesse todas as notícias