Transporte global de carga aérea recua 3,2% em julho

A demanda global por transporte aéreo de cargas recuou 3,2% no mês de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados na 5ª feira (5) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O resultado configura a nona queda consecutiva do volume movimentado pelo modal, quando utilizada a base de comparação ano a ano.

A capacidade de carga, medida em quilômetros de tonelada de frete disponível, aumentou 2,6% em relação a julho de 2018, índice superior ao ritmo de crescimento médio dos últimos três meses (1,4%). Já o aproveitamento efetivo das aeronaves para o transporte de cargas mostrou queda de 2,7 pontos percentuais, ao fechar o período em 45%. O índice de crescimento da capacidade está acima da variação da demanda em relação ao ano anterior pelo nono mês consecutivo.

De janeiro a julho, o transporte aéreo global de cargas acumula retração de 3,5%, em relação a igual período do ano passado. A oferta, por sua vez, apresentou crescimento de 2,2% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 46,3%, recuo de 2,7 pontos percentuais.

Segundo a IATA, o fluxo global de carga aérea continua a sofrer com o fraco comércio internacional e a crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e a China.

Acesse todas as notícias