Transporte de cargas tem alta de 5% no mundo, em julho

A demanda global por transporte aéreo de carga registrou crescimento de 5% em julho, em relação ao mesmo mês de 2015, informou nesta manhã a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de espaço nos aviões para esse tipo de atividade cresceu 5,2% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação dos aviões ficou em 41,3%, um decréscimo de 0,1 ponto percentual.

“Julho foi um mês positivo para o transporte aéreo de cargas, o que é uma ocorrência muito rara. Apesar disso, devemos reconhecer que estamos diante de alguns fortes ventos contrários sobre os aspectos fundamentais desse negócio. O crescimento global do comércio ainda é lento e a confiança empresarial é fraca. E a retórica política em ambos os lados do Atlântico não é encorajadora para uma maior liberalização do comércio”, afirmou o novo diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Na América Latina, a demanda por transporte aéreo de cargas recuou 5,6% em julho, na comparação anual. Já a oferta teve crescimento de 10,1% em julho, ante igual período do ano passado. Com isso, o fator de aproveitamento dos aviões teve uma retração de cinco pontos percentuais, para 30%.

Acesse todas as notícias