Transporte aéreo no país recua 0,8% em setembro

O fluxo de passageiros do transporte aéreo no país recuou 0,8% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo mês consecutivo de queda, após a demanda por voos domésticos ter registrado redução de 0,6% em agosto, na comparação anual.

A oferta de assentos teve redução de 1,9% no mês passado, na comparação com setembro de 2014. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 79,58%, um aumento de 0,9 ponto percentual.

“O cenário apresentado em agosto se confirma: demanda e oferta em queda, reagindo ao ambiente econômico e preparando-se para preservar a saúde das companhias aéreas”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

Foram transportados 7,8 milhões de passageiros em setembro, o que representou um crescimento de 1,8% diante de igual mês do ano passado. De janeiro a setembro, o volume acumulado é de 71,5 milhões de pessoas, resultado 2,94% superior em relação aos nove primeiros meses de 2014.

No ano, a demanda doméstica por transporte aéreo acumula crescimento de 3,32%, com aumento de 2,38% na oferta e taxa média de aproveitamento das aeronaves de 80,24%, uma alta de 0,73 ponto percentual.

Acesse todas as notícias