Transporte aéreo mundial de passageiros tem crescimento de 7,2% em outubro

A Associação Internacional do Transporte Aéreo, IATA, divulgou que a procura mundial por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 7,2% em outubro, em relação a igual mês de 2016. A capacidade dos aviões, por sua vez, teve expansão de 6,2% na mesma comparação, com aproveitamento recorde de 80,8%, alta de 0,8 ponto percentual.

De janeiro a outubro, a demanda internacional de passageiros de outubro cresceu 7,3% em relação a outubro de 2016. No mês anterior, setembro, o aumento da demanda ficou em 6,6%. As companhias aéreas em todas as regiões registraram crescimento. A capacidade total subiu 6,0% e o fator de carga aumentou 1,0 ponto percentual, para 79,4%.

As companhias aéreas da América Latina tiveram um aumento de demanda de 8,7% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Embora tenha caído em relação a setembro – aumento de 10,7%  – ainda é o segundo desempenho mais forte entre as regiões. A capacidade aumentou 9,1% e o fator de carga caiu 0,3 pontos percentuais, para 82,6%.

“Como esperado, o recente clima severo na região das Américas teve um impacto temporário na demanda por viagens, e continuamos trabalhando por mais um ano de crescimento acima da tendência”, disse Alexandre de Juniac, Diretor da IATA Geral e CEO.

A demanda por voos domésticos, no Brasil, teve crescimento de 7,7% em outubro, diante do mesmo mês do ano passado. A oferta registrou aumento de 3,9%, com taxa de ocupação dos aviões de 83,2%. Esses números mostram que a  economia continua se recuperando lentamente da recessão dos últimos anos.