Transporte aéreo gratuito de órgãos cresce 10,1% em 2014

fila

O número de órgãos, tecidos e equipes médicas transportadas gratuitamente pelas companhias aéreas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) teve um crescimento de 10,1% em 2014, ou 7.380 itens transportados, em comparação com os 6.702 do ano anterior.

Em média, foram transportados 20 itens por dia nas aeronaves. Dentro desse número estão contemplados órgãos como coração e fígado, além de tecidos como córnea e pele. Membros das equipes médicas também estão incluídos nesse total.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplante (SNT), do Ministério da Saúde, o número total de itens transportados, incluindo todo o modal aéreo e terrestre, foi de 7.994 em 2014. As companhias associadas à ABEAR respondem por 92,3% desse total.

Contribuiu para que esse resultado pudesse ser obtido a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, em dezembro de 2013. Foi uma parceria entre a ABEAR, a SNT, as autoridades de controle do espaço aéreo e os operadores aeroportuários, que ampliou a atividade realizada voluntariamente desde 2001.

Guilherme Freire, diretor de Relações Institucionais da ABEAR, avalia o resultado como sendo excelente e destaca a importância da organização e colaboração das companhias para esse crescimento: “Cada melhoria dentro desse processo é um motivo de orgulho para nós. Os números apenas compravam que parcerias entre o setor público e privado são possíveis, de forma bem alinhada e eficiente”.

O acordo estabelece fluxos de atividades entre esses atores para viabilizar transportes ágeis, com a criação de vagas específicas nos voos para órgãos e equipes médicas. Além disso, voos de transporte de órgãos recebem prioridade no tráfego aéreo, poupando preciosos minutos nessa luta contra o tempo e pela vida.

As companhias aéreas já realizavam esse trabalho gratuitamente desde 2001. Anterior a esta data, o transporte pelo modal aéreo era feito pelas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que ainda compõe uma fatia deste transporte atualmente. 

Acesse todas as notícias