Transporte aéreo global de passageiros tem crescimento de 6,8% em julho

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 6,8% em julho, em relação a igual mês de 2016, informou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade dos aviões, por sua vez, teve expansão de 6,1% na mesma comparação, com aproveitamento recorde de 84,7%, alta de 0,6 ponto percentual.

De janeiro a julho, a demanda global acumula crescimento de 7,7% na comparação com igual período de 2016, com aumento de capacidade de 6,1% e taxa de ocupação das aeronaves de 81,3%. “Como evidenciado pelo aproveitamento recorde dos aviões em julho, o apetite por viagens aéreas permanece muito forte. No entanto, o estímulo criado pelas tarifas mais baixas está desacelerando em virtude da alta dos custos”, afirma o diretor geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

A demanda por voos domésticos, no Brasil, teve crescimento de 3,9% em julho, diante do mesmo mês do ano passado. A oferta registrou aumento de 4,3%, com taxa de ocupação dos aviões de 84,2%%. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o mercado doméstico brasileiro tem expansão de 1,5%, com variação positiva de oferta de 0,6% e aproveitamento dos aviões de 80,9%.

Acesse todas as notícias