Transporte aéreo global de cargas tem queda de 6,2% em outubro

A demanda global por transporte aéreo de cargas registrou queda de 6,2% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, informou hoje (7) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês). A oferta teve queda de 22,6% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 57,6%, um crescimento de 10 pontos percentuais.

De janeiro a outubro, a demanda acumula queda de 12,4% diante de igual período do ano passado, com redução de 24,5% na oferta. O aproveitamento dos aviões ficou em 53,9%, alta de 7,5 pontos percentuais. Segundo a entidade, a demanda continuou a melhorar, mas foi uma recuperação menor do que a registrada em setembro.

“A demanda está voltando a crescer, uma tendência que vemos continuar no quarto trimestre. O maior problema do transporte de cargas é a falta de oferta, pois grande parte da frota de passageiros continua parada. O fim do ano é sempre uma temporada de alta para o transporte de cargas, principalmente devido aos clientes que dependem do comércio eletrônico, 80% do qual é entregue por via aérea. Portanto, a redução da capacidade será particularmente forte nos últimos meses de 2020. E a situação se tornará mais crítica à medida que buscamos capacidade para as entregas de vacinas iminentes”, disse o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Acesse todas as notícias