Transporte aéreo global de cargas cresce 8% em janeiro

O transporte aéreo global de cargas registrou crescimento de 8% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), esse resultado ficou acima do crescimento recorde anual de 5,8%, verificado em dezembro de 2017.

A capacidade dos aviões para o transporte de cargas teve aumento de 4,2% em janeiro, na comparação anual. O aproveitamento das aeronaves ficou em 43,3%, alta de 1,5 ponto percentual.

“O crescimento de 8% em janeiro mostra um sólido começo para 2018 para a carga aérea, que acompanha um ano excepcional em que a demanda cresceu 9%. Esperamos que a demanda por carga aérea desacelere para uma taxa de crescimento mais normal de 4,5% para 2018. Mas existem potenciais ventos contrários. Se o presidente Donald Trump cumprir sua promessa de impor sanções às importações de alumínio e aço, existe um risco muito real de uma guerra comercial. Ninguém ganha quando há um aumento de medidas protecionistas”, afirma o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Acesse todas as notícias