Transporte aéreo global de cargas cresce 6,8% em fevereiro

O transporte aéreo global de cargas cresceu 6,8% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), como 2018 é Ano Novo Lunar chinês e segue um calendário distinto do ocidental, pode haver distorções nas taxas anuais de crescimento da demanda. Portanto,  é uma boa prática considerar o resultado acumulado dos dois primeiros meses do ano para se obter uma visão mais clara do desempenho dessa atividade no início deste ano. Nesse sentido, a IATA destaca que o crescimento no primeiro bimestre foi de 7,7%, na comparação com igual período do ano passado, ou o início de ano mais forte desde 2015.

A capacidade das aeronaves para o transporte de cargas teve aumento de 5,6% em fevereiro, diante do mesmo mês de 2017, com aproveitamento dos aviões para esse tipo de atividade de 44,4%, aumento de 0,5 ponto percentual. “A demanda por carga aérea continua forte, com o crescimento de 6,8% em fevereiro. A perspectiva positiva para o resto de 2018, no entanto, enfrenta alguns obstáculos potencialmente fortes, incluindo a escalada de medidas protecionistas em uma guerra comercial plena. A prosperidade cresce quando as fronteiras estão abertas para as pessoas e para o comércio, e todos nós ficamos retidos quando elas não estão”, afirma o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.