Transporte aéreo global de cargas cresce 4,3% em junho

A demanda global por transporte aéreo de carga registrou crescimento de 4,3% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade para cargas dos aviões também teve expansão, de 4,9% na mesma base de comparação. A taxa de aproveitamento dos aviões para esse tipo de atividade ficou em 43,1%, um recuo de 0,3 ponto percentual.

A América Latina foi a única região com desempenho negativo, ao mostrar queda de 9,8% no transporte de cargas em junho, na comparação anual. A capacidade dos aviões também teve retração, com recuo de 2,6%. A taxa de aproveitamento teve redução de 2,7 pontos percentuais, para 34,4%.

“O mês de junho viu uma melhora na demanda por frete aéreo. Isso é uma boa notícia. No entanto, não podemos interpretar muito o desempenho de um mês, pois os mercados de carga aérea têm ficado no marasmo durante vários anos, durante os quais haviam falsos sinais de melhoria. Vamos continuar observando de perto os desenvolvimentos, tendo em mente que o ambiente de negócios de carga aérea é frágil”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler.

Acesse todas as notícias