Transporte aéreo doméstico recua 0,6% em agosto

A demanda por voos domésticos recuou 0,6% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de desaceleração do fluxo de passageiros verificada a partir do segundo semestre de 2014. Foi o primeiro resultado negativo desde setembro de 2013, quando o fluxo de passageiros transportados no país teve redução de 1,46%, ante igual mês do ano anterior.

A oferta de assentos permaneceu estável em agosto, ao registrar variação de 0,1% na comparação anual. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 78,7%, uma queda de 0,6 ponto percentual.

De janeiro a agosto, o fluxo de passageiros transportados no país acumula crescimento de 3,8%, ante igual período de 2014, com aumento de oferta de assentos de 2,9% na mesma base de comparação, A taxa média de aproveitamento das aeronaves está em 80,3%, alta de 0,7 ponto percentual.

“A curva de crescimento da demanda por viagens aéreas começou a virar para baixo. Estamos com um resultado acumulado no ano de 3,8%. Com certeza o resultado de 2015 vai ficar abaixo disso”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

Cerca de 8 milhões de viagens domésticas foram realizadas pelas quatro maiores companhias aéreas brasileiras (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) em agosto, o que representou um aumento de 0,8% em relação a igual período do ano passado.

Acesse todas as notícias