TJ-SP e ABEAR promovem reunião preparatória para projeto-piloto de mediação online de conflitos

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveram nesta segunda-feira (20) uma reunião preparatória para o início do projeto-piloto de mediação online de conflitos de passageiros das empresas aéreas. O termo de compromisso que oficializará o início desta parceria será assinado no dia 25 de maio.

Cerca de 30 profissionais da área jurídica das associadas GOL, LATAM, VOEPASS, mais a AZUL Linhas Aéreas, participaram de uma reunião virtual, conduzida pela juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Ainda pelo TJ-SP, também marcaram presença Marco Aurelio Canineo da Silva (Cejusc) e Bruno Moreno Salomão (Cejusc).

“Gostaria de agradecer a participação de todos nesta reunião, que é um canal de comunicação  para darmos mais celeridade ao programa. Estamos muito empolgados, pois é um projeto inovador e muito importante para que possamos encontrar novas formas de tratamento de conflitos”, afirmou a juíza Maria Rita.

O Diretor Administrativo, Financeiro e Compliance da ABEAR, Antonio Augusto do Poço Pereira, também destacou a importância dessa iniciativa conjunta com o TJ-SP. “Embora o termo desse projeto ainda não tenha sido assinado, essa iniciativa já virou benchmarking pois estamos conversando com o Tribunal de Justiça de Rondônia para fazer algo semelhante. Fizemos uma reunião na semana passada, encaminhamos o modelo do TJ-SP para que, com os devidos ajustes, façamos algo parecido”, disse Poço Pereira.

Sobre o projeto

Inicialmente, o projeto será implementado nos Foros Regionais da capital localizados nos bairros do Jabaquara e Região Central. Numa segunda fase, logo na sequencia, serão incluídos os Foros de Santo Amaro, além de Barueri e Guarulhos (Região Metropolitana), Campinas e São José do Rio Preto, no interior do estado. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) também integram esse esforço colaborativo.

Acesse todas as notícias