SNEA: Nota de posicionamento

Posicionamento SNEA sobre a greve de aeronautas e aeroviários

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) esclarece:

– Nos últimos 10 anos, as companhias aéreas promoveram, automaticamente, o reajuste dos salários na data-base de dezembro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

– Em todos esses 10 anos, ao final das negociações foi concedido reajuste acima da inflação apurada, representando ganho real.

– Em cinco desses 10 anos, houve ganho nas cláusulas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

– Desde o início das negociações com as representações sindicais, seis propostas foram apresentadas, mas todas foram recusadas.

– De 2002, quando a liberdade tarifária foi instituída, a 2014 o preço das passagens caiu pela metade, permitindo que o número anual de passageiros mais do triplicasse de 30 milhões para 100 milhões nesse período. Por que este ano é diferente?

– Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de 2011 a 2014 a aviação comercial acumula R$ 9,4 bilhões de prejuízo líquido.

– De janeiro a setembro de 2015, um dos piores anos da história da aviação comercial brasileira, as companhias aéreas acumulam prejuízo líquido de R$ 3,7 bilhões, segundo os dados mais recentes da ANAC.

– Conclusão: as empresas aéreas estão tomando todas as medidas para preservar a viagem dos passageiros, não apenas nesta semana, mas também durante todo o Carnaval.

Acesse todas as notícias