SNEA, aeronautas e aeroviários assinam acordo

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), os aeronautas e os aeroviários assinaram hoje (25), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

O acordo prevê o reajuste de salários e pisos de 5,5% na folha de fevereiro e mais 5,5% na folha de maio deste ano (totalizando 11%), o reajuste retroativo a dezembro de 11% nos benefícios e o pagamento de abono de 10% do salário em uma parcela, com piso mínimo de R$ 300. 

“Todos cedemos o máximo que podíamos, a fim de atravessar o que será um dos anos mais difíceis de toda a nossa história”, afirmou o executivo do SNEA nas negociações, Eduardo Sanovicz. Ele destacou a participação do ministro Ives Gandra Martins Filho, vice-presidente do TST, nas negociações salariais: “A brilhante atuação do ministro permitiu a conciliação e nos conduziu ao acordo que assinamos hoje”.

“Fizemos um acordo possível para atender ambas as partes. O que eu fiquei contente fundamentalmente é que a reposição da inflação foi integral, ou seja, o patamar salarial, ao terminar esse período de um ano, não vai ser diminuído. Como eu sempre digo, para cada ponto percentual tem que haver alguma vantagem compensatória, e aqui houve”, ressaltou o ministro Gandra.

Posse no TST

O ministro Gandra assumiu hoje a presidência do TST, em cerimônia realizado no Tribunal. “Para nós, é muito bom saber que a Corte trabalhista mais importante da República será presidida por um ministro que tornou-se profundo conhecedor da aviação e de sua cadeia produtiva”, afirmou Sanovicz.

Acesse todas as notícias