Setor aéreo se reúne com deputados da nova Frente Parlamentar em Defesa da Aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e outras entidades do setor aéreo se reuniram, na última terça-feira (28) em Brasília (DF), com deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação. Esta foi a primeira reunião de trabalho do grupo, com intuito de alinhar temas e projetos que devem ser votados pelo Legislativo ao longo de 2023. A Frente deve ser oficialmente lançada em abril e será coordenada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE).

“Estamos desde o início deste ano com uma intensa agenda com os poderes Legislativo e Executivo. Esta aproximação com as frentes e comissões é de extrema importância para demandarmos os temas que serão indispensáveis para a plena retomada do setor aéreo daqui em diante”, afirmou a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, citando como exemplo a votação da MP 1.147, que retira o PIS/COFINS sobre a receita de bilhetes aéreos, no Congresso.

“Quanto mais o setor puder se organizar positivamente, estando presente do Congresso Nacional e subsidiando os parlamentares, mais ele contribui para a construção de um ambiente favorável para a defesa de suas pautas. A aviação é uma agenda complexa, mas muito importante, então acredito que o setor conseguirá fazer o seu papel de forma muito assertiva”, afirmou o deputado federal Newton Cardoso (MDB/MG), que integra a Frente.

“Quero me colocar à inteira disposição desse setor para que possamos trabalhar juntos. Como uma empresária do setor aéreo sei o quanto sofremos com a pandemia e com a alta do dólar, o que dificultou muito a compra de peças, por exemplo. Creio que minha participação e visão podem ajudar, e a minha missão nesse primeiro mandato como deputada federal continua por todo o setor de aviaçao civil do Brasil”, disse a deputada federal Helena Lima (MDB-RR), também parte do grupo.

“A questão tributária preocupa a todos nós, e o grupo de trabalho da reforma vêm estudando a proposta e o impacto nos setores econômicos. A aviação é um setor importante para essa discussão”, disse o deputado federal Sidney Leite (PSD/AM), também integrante da Frente.

Estiveram presentes também na reunião representantes do Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA), do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), além de integrantes das associadas ABEAR (GOL, LATAM e RIMA). O gerente de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rabelo, e a gerente de Comunicação da entidade, Karen Bonfim, também participaram da reunião. A Frente Parlamentar conta também com participação da Associação Brasileira da Aviação Geral (ABAG), da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA), da Aeroportos Brasil (ABR), da Associação Brasileira da Indústria Aeroespacial (AIAB), da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

Acesse todas as notícias