Seção de transporte aéreo da CNT reúne ministro Márcio França, parlamentares e entidades do setor aéreo

Da esquerda para a direita: presidente da ABEAR e vice-presidente da CNT, Eduardo Sanovicz; ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; presidente da CNT, Vander Costa; e a diretora de Relações Institucionais da ABEAR e presidente da Seção, Jurema Monteiro (Foto: ABEAR/Divulgação)

Foi realizada hoje (7), em Brasília (DF), a primeira reunião de 2023 da Seção V de Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que reúne entidades do setor aéreo. Foi apresentado ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e parlamentares, o cenário do setor aéreo brasileiro e a agenda das entidades participantes da seção, com o objetivo de ampliar o diálogo entre o setor, o Governo Federal e o Congresso Nacional. O encontro foi coordenado pela diretora de Relações Institucionais da ABEAR e presidente da Seção, Jurema Monteiro, com participação também do presidente da ABEAR e vice-presidente da CNT, Eduardo Sanovicz, e do presidente da CNT, Vander Costa.

“É uma honra dirigir este encontro que abre os trabalhos de 2023. Hoje a nossa pauta é bastante especial porque temos aqui conosco um conjunto de autoridades que vieram conhecer as nossas associações, de forma que a gente possa construir um diálogo de contribuição tanto com o Executivo quanto com o Legislativo”, disse Jurema Monteiro na abertura do encontro.

“Sabemos que a aviação é uma área internacionalizada com valores que não dependem só de eficiência, pois boa parte de nossas aeronaves não são brasileiras e em especial o combustível que é em dólar. Tenho recebido algumas empresas e tenho procurado passar uma visão de que estamos cientes das cargas que vocês estão lidando, mas nós entendemos que estamos aqui para ajudar e encontrar soluções, cada uma no seu momento e nível de urgência”, afirmou o ministro Márcio França. Ele também falou sobre o desejo do Governo Federal em expandir o número de aeroportos regionais e criar mecanismos que contribuam para o aumento da demanda, fazendo com que mais brasileiros possam utilizar o transporte aéreo no Brasil.

“É um sentimento especial presidir a comissão sobre esse tema. É desafiador defender o setor na Câmara diante do desconhecimento de muitos parlamentares sobre os altos custos com o QAV, leasing, Custo Brasil e o ICMS, imposto esse que não existe em outros países. Não é fácil fazer aviação. Então quem faz parte do setor eu parabenizo porque são grandes guerreiros e corajosos que acreditam no Brasil”, afirmou o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil na Câmara, Felipe Carreras (PSB/PE).

“A atuação do Parlamento é fundamental para adequar a legislação vigente e criar o ambiente necessário para que tudo o que é projetado pelo setor tanto quanto pelo Executivo seja concretizado. Essa frente parlamentar foi construída por mais de 200 deputados e nós estamos à disposição para atender os temas do setor, buscando viabilizar por exemplo a democratização do transporte aéreo”, disse o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP).

Participaram da reunião também as deputadas Greyce Elias (AVANTE/MG) e Helena Lima (MDB/RR), os deputados Bacelar (PV/BA), Pedro Campos (PSB/PE) e Newton Cardoso Jr (MDB/MG), o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, as entidades integrantes da Seção V (Aeroportos do Brasil – ABR, Associação Brasileira da Aviação Geral – ABAG, Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo – ABESATA, Sindicato Nacional da Aviação Agrícola – SINDAG, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviarias – SNEA e Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo – SNETA), e representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e associadas ABEAR (GOL e RIMA).