Reuniões na ABEAR aproximam usuários e gestores do espaço aéreo

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) sediou em São Paulo (SP), entre os dias 26 e 30 de novembro, a reunião trimestral do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O grupo reúne representantes do setor aéreo para discutir oportunidades de melhoria na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, considerando as particularidades da frota de aeronaves que operam no Brasil.

Crédito: ABEAR / Divulgação
Representantes do setor aéreo em reunião na sede da ABEAR em São Paulo

Membros da ABEAR, empresas aéreas associadas, Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Aeronáutica e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) discutiram temas como decolagem e pouso por instrumentos, redução dos parâmetros de visibilidade para decolagens, aproximação em pouso visual, entre outros assuntos. “Debates como este são enriquecedores e proporcionam sugestões e alinhamentos de todos os agentes que fazem parte do setor da aviação no país”, diz o comandante e consultor técnico da ABEAR, Paulo Roberto Alonso.

Uma das novidades discutidas no encontro foi o “Curso Básico de Planejador de Espaço Aéreo”, que está sendo estruturado pelo grupo para os profissionais das companhias associadas com intuito de ampliar os conhecimentos dos colaboradores sobre o trabalho dos controladores de tráfego. O curso deve ser realizado em julho do próximo ano, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). “Em contrapartida, as companhias colocaram à disposição do DECEA seus cursos de performance de aeronaves, muito importantes para o profissional de controle do espaço aéreo, que não têm em sua formação o conhecimento específico do desempenho das aeronaves das frotas das empresas associadas à ABEAR”, complementa Alonso.

Acesse todas as notícias