Querosene de aviação JET A começa a ser comercializado no país em 1º de janeiro

O querosene de aviação (QAV) JET A será comercializado no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2022, informou, no dia 21 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).  O uso de JET A no Brasil foi regulamentado por meio da Resolução 856, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aprovada pela diretoria colegiada da ANP no dia 21 de outubro. Estimativas do setor apontam para uma economia anual de até R$ 10 milhões para as empresas que operam no país.

“Essa é uma medida importante na agenda da aviação comercial de redução de custos estruturais do setor. O JET A é o combustível mais disponível no mundo todo, portanto esperamos que a ampliação da disponibilidade no país se reflita no preço, o que beneficia as empresas aéreas e a sociedade”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, ressaltando a importância do apoio dos ministérios da Infraestrutura e do Turismo para essa iniciativa.

O JET A é o único combustível disponível atualmente nos Estados Unidos e em diversos países da América Central e Caribe, e coloca o Brasil ao lado dos maiores mercados produtores mundiais. A comercialização desse combustível ampliará as possíveis origens de importação e o potencial para futuras reduções nos custos dos combustíveis de aviação.

Acesse todas as notícias