Qual a função das luzes externas de um avião? ABEAR responde   

 As luzes externas de um avião comercial servem, primordialmente, para sinalizar a aeronave (sobretudo à noite) e para auxiliar o piloto, por exemplo, durante decolagem e aterrissagem. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) explica abaixo quais as funcionalidades das luzes externas.

Luzes de ponta de asa

As luzes localizadas na ponta de cada asa mostram o sentido em que o avião está prosseguindo. “Essa sinalização é padronizada na aviação comercial no mundo todo. A luz da asa esquerda é vermelha, e a da asa direita é verde. Com isso, um controlador de voo, por exemplo, consegue ver o sentido do avião”, explica o consultor técnico da ABEAR, Raul Souza.

Beacon

Localizada nas partes inferior e superior da aeronave, a luz Beacon, de cor vermelha, serve para sinalizar que os motores do avião estão em funcionamento. Essas luzes só são apagadas quando o motor da aeronave é desligado. Antes do surgimento das luzes strobe o Beacon servia como sistema anti-colisão.

Luz traseira

Sinaliza a cauda da aeronave. É de cor branca. Serve também para calcular o tamanho da aeronave, medindo-se a distância entre ela e o Beacon – que fica localizado no meio do avião.

Luzes de aterragem

Presentes no trem de pouso ou nas asas, essas luzes iluminam o solo enquanto o avião trafega na pista. Auxiliam também o piloto durante a decolagem e a aterrisagem. É de cor branca ou amarela. 

Luzes de motores

Servem para iluminar os motores. Em caso de algum incidente, como colisão com pássaros, o piloto utiliza a iluminação para observar o funcionamento dos motores. Estão localizadas nas partes laterais da fuselagem. São brancas ou amarelas.

Strobe

São luzes brancas que piscam, semelhantes a um flash de câmera fotográfica. Podem ser vistas a quilômetros de distância. Estão presentes em algumas aeronaves nas pontas das asas e também na parte traseira.

Veja no vídeo abaixo as posições das luzes externas de uma aeronave comercial:

Acesse todas as notícias