Quais são as alturas e velocidades alcançadas por um avião durante um voo?

Durante um voo, desde a decolagem até a aterrissagem, um avião à jato utilizado pela aviação comercial alcança diversas alturas e velocidades. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) mostra quais são alguns dos números atingidos nas etapas do voo.

Decolagem

A maior parte das aeronaves comerciais tem um mesmo padrão de velocidades, com variações em função de peso (considerando o peso do próprio equipamento, combustível, passageiros, bagagens e cargas) e condições climáticas. De maneira geral, decolam com velocidades entre 200 km/h e 280 km/h (107 e 151 nós, respectivamente). “O avião parte do solo em um ângulo de 15 graus, medida essa que vai reduzindo durante a subida”, explica o comandante e consultor técnico da ABEAR, Paulo Roberto Alonso.

Voo de Cruzeiro

Após a decolagem, o avião aumenta a velocidade gradativamente. Ao atingir uma altura entre 9.100 e 12.400 metros (30 mil e 41 mil pés), no chamado “voo de Cruzeiro” (altitude em que, graças à baixa densidade do ar, usa-se menos combustível e o equipamento alcança maior velocidade), a aeronave trafega a aproximadamente 850 km/h (450 nós).

Pouso

A aeronave inicia um procedimento de aproximação (quando está a aproximadamente cinco minutos para o pouso) a 380 km/h (205 nós). No trajeto de descida, o avião reduz a velocidade até alcançar aproximadamente 350 km/h (188 nós) quando está a 3.000 m do solo (9.800 pés), continuando sua desaceleração até em torno de 270 km/h a 240 km/h (145 e 129 nós) no momento que toca o solo.

Taxiando

Em solo, a aeronave se desloca lentamente, com a velocidade média entre de 35 km/h e que pode chegar até 60 km/h em determinadas situações. Mesmo em uma velocidade reduzida é sempre importante o passageiro permanecer sentado e com o cinto afivelado.