Proposta da ABEAR/SNEA é aprovada por aeronautas

A proposta de termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) foi aprovada em assembleia do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A aprovação do texto encerra as negociações sobre condições de trabalho das tripulações de voo debatidas no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A ABEAR, que representa o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) nas negociações, aguarda ainda o envio da ata final aprovada pelo SNA pra a formalização do acordo, que prevê redução no número de madrugadas consecutivas trabalhadas e aumento de número de folgas, entre outras questões. Novos padrões para sobreaviso (tempo em que o empregado fica à disposição do empregador em local de sua escolha), reserva (período em que o tripulante fica no local de trabalho por determinação da empresa), tempo máximo planejado em que o aeronauta pode ficar em solo entre etapas de voo, valor das diárias internacionais e limites de horas de voo mensais  e anuais foram outros itens negociados.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, enfatizou que o debate foi longo, complexo e de elevado nível técnico. Portanto, os resultados garantem a manutenção da excelência nos níveis de segurança do transporte aéreo no Brasil e a constante busca por melhor qualidade de vida pra pilotos, copilotos e comissários de bordo.

Acesse todas as notícias