Procura por voos domésticos recua 0,44% em agosto

A demanda por transporte aéreo doméstico no país em agosto foi 0,44% inferior à registrada no mesmo mês do ano passado. Ainda que negativo, o desempenho mostra recuperação quando comparado com os dos últimos meses (-3,45% em maio, -4,73% em junho, -4,55% em julho). Já a oferta doméstica no país recuou 3,36% em relação ao mesmo mês de 2018. O resultado revela a gradual reposição de capacidade no setor após a paralisação das operações da Avianca nos derradeiros dias de abril. Com as companhias remanescentes ocupando o vácuo deixado pela empresa, desde então o mercado registrou baixas decrescentes de oferta (-9,17% em maio, -9,20% junho e -5,20% em julho).

Uma vez que a demanda tem reagido mais velozmente para retornar ao nível anterior, e na medida que a oferta toma mais tempo para ser reestabelecida, o fator de aproveitamento das operações domésticas apresentou aprimoramento expressivo de 2,41 pontos percentuais em agosto, atingindo o nível de 82,41% de ocupação dos voos. Isso explica o aumento da quantidade de passageiros transportados no mês. O crescimento de 0,56% no volume total, na comparação com agosto de 2018, vem depois de três baixas mensais. Ao todo foram realizadas 7,9 milhões viagens no mês (quase 44 mil passageiros adicionais).

Assim como destacado em comunicados anteriores, em perspectiva individual os resultados das companhias em agosto foram em geral positivos.

Os dados apresentados incluem as operações das associadas ABEAR (GOL, LATAM, MAP, PASSAREDO e TWOFLEX) e números agregados das demais empresas atuantes no mercado nacional.

Acumulado no ano – Doméstico

Considerando as operações domésticas realizadas em oito meses de 2019, a oferta consolidada até agosto é 2,21% inferior à apurada em igual intervalo do ano passado. A demanda, por sua vez, mostra-se 0,06% abaixo (virtualmente estável) na comparação de iguais períodos. O fator de aproveitamento tem melhoria de 1,87 ponto percentual, chegando ao nível de 82,56% de aproveitamento das operações. Supera ligeiramente a casa de 62 milhões a quantidade de viagens domésticas realizadas no ano, pequena alta de 0,74% (454 mil passageiros adicionais).

MERCADO INTERNACIONAL

Assim como mencionado para o mercado doméstico, para o mercado internacional as estatísticas das associadas ABEAR são apresentadas juntamente com o agregado das demais companhias brasileiras. Este grupo de empresas representa cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

No mercado internacional os efeitos da ausência de uma companhia aérea a partir de abril têm se manifestado de forma distinta em relação ao transporte doméstico. Nesse caso, os impactos nas estatísticas, menos perceptíveis inicialmente, têm sido mais expressivos em um segundo momento. Isso pode estar vinculado ao atual ciclo de valorização do Dólar ante o Real, iniciado a partir de julho. Como a moeda indexa todos os gastos de viagem (transporte, alimentação, hospedagem, passeios, compras etc.), o Dólar mais caro tende a diminuir o apetite dos brasileiros por viagens ao exterior.

Dessa forma, com a baixa de 6,64% em agosto na comparação com igual mês de 2018, a oferta de voos internacionais registrou o terceiro resultado negativo consecutivo (-3,97% em junho, -2,57% em julho). A demanda, especialmente ligada às intenções individuais de viagem, verificou recuo de 3,02% no mês. O resultado interrompe um período de 34 meses seguidos de crescimento da estatística.

Com a demanda recuando mais fortemente do que a oferta, o fator de aproveitamento teve expressivo incremento de 3,16 pontos percentuais no mês, alcançando 84,77% de ocupação dos voos (terceiro melhor resultado para a série do mês de agosto, inferior apenas a ago/16 e ago/14, respectivamente). Mas o reforço da ocupação não foi por si só capaz de se traduzir em mais viajantes. O volume de passageiros, que vinha engatando um período de crescimento continuado semelhante ao da oferta (desde out/16), foi negativo pela segunda vez no ano: baixou 1,61% em agosto (depois de recuar 1,15% em abril).

Acumulado no ano – Internacional

No acumulado de janeiro a agosto, a oferta internacional tem expansão de 3,05% enquanto a demanda cresce 4,94%. O fator de aproveitamento tem melhoria de 1,52 ponto percentual para 84,21% de ocupação dos voos no período. O total de passageiros transportados alcança 6,3 milhões, em alta de 2,35% (acréscimo de 145 mil viagens).

TRANSPORTE DE CARGA E CORREIO

As estatísticas de carga e correio incluem as operações das associadas GOL, LATAM, LATAM CARGO e TWOFLEX, além do registro agregado dos transportes realizados pelas demais empresas brasileiras. Os números de MAP e PASSAREDO têm hoje caráter de registro estatístico.

O conjunto de empresas brasileiras transportou aproximadamente 38,2 mil toneladas de carga no mercado doméstico em agosto (queda de 9,48%) e 17,4 mil toneladas no mercado internacional (baixa de 23,92%).

No acumulado dos oito meses do ano foram movimentadas 292,2 mil toneladas de carga em rotas domésticas (retração de 3,90%) e 151,0 mil toneladas nas rotas internacionais (recuo de 19,43%).