Prêmio ABEAR de Jornalismo anuncia vencedores em evento em Brasília

A Associação Brasileira das EmCrédito: Pedro Lacerda / ABEARpresas Aéreas (ABEAR) realizou nesta quarta-feira (7) a cerimônia de premiação do 6º Prêmio ABEAR de Jornalismo e do Prêmio ABEAR Spotters. O evento, realizado em Brasília (DF), contou com a presença de jornalistas, parlamentares, autoridades e representantes do setor aéreo e das empresas aéreas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) e associadas (MAP e Passaredo). Prestigiaram o evento o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes; o diretor-presidente da ANAC, José Ricardo Botelho; e a representante do Ministério da Saúde, Brena Pinheiro Coelho.

“Neste ano tivemos 149 materiais inscritos no prêmio de jornalismo, recorde entre as demais edições. Também inauguramos um novo capítulo, que é o Prêmio ABEAR Spotters, para mostrar o trabalho fotográfico de pessoas apaixonadas pela aviação. Hoje é um dia para reconhecer e celebrar esses profissionais”, afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

A cerimônia teve como destaque o programa Asas do Bem, iniciativa da ABEAR que destaca o trabalho gratuito das empresas áreas no transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas para procedimentos de transplantes no sistema público de saúde. A Categoria Especial Asas do Bem, criada especialmente para esta edição do prêmio de jornalismo, teve como vencedora a jornalista Iara Maggioni, da rádio BandNews de Curitiba (PR), com a reportagem “Asas do Bem: programa transporta vidas em aviões de todo país”.

A jornalista Vilhena Soares Alves, do Correio Braziliense (Brasília, DF), foi o destaque do evento, ganhando, além da categoria Inovação e Sustentabilidade, o Grande Prêmio ABEAR de Jornalismo, com a reportagem “Voo verde: rumo à sustentabilidade”. Os demais vencedores foram:

  • Carlos Virgílio Chagas Cordeiro e Teixeira, da Revista CNT (Brasília/DF): categoria Cargas
  • Irna Renata da Rocha Cavalcante, do jornal O Povo (Fortaleza/CE): categoria Competitividade
  • Carolina Melo Samorano, do portal Metrópoles (Brasília/DF): categoria Experiência de Voo
  • Artur Luiz Andrade da Silva, da revista Panrotas (São Paulo/SP): categoria Imprensa Setorizada
  • Géssika Aline Lima da Costa, da rádio Correio (Maceió/AL): Prêmio Especial Regional

Entusiastas da aviação – A ABEAR também realizou a entrega de certificados e recompensas para os vencedores da primeira edição do Prêmio ABEAR Spotters, concurso para estimular e divulgar fotografias dos spotters, os entusiastas da aviação que registram imagens de aeronaves nos principais aeroportos do Brasil. Foram reconhecidos os trabalhos de cinco spotters: Angelo Madson Marinho de Oliveira, Camila Couto da Silva, Cesar Augusto dos Reis, Renato Oliveira de Araujo e Ricardo Campos Padovese.

Ao todo, a ABEAR distribuiu R$ 63 mil aos vencedores das duas premiações.

 

Acesse todas as notícias