Por que as luzes internas do avião apagam quando ele pousa durante a noite?

Aeronave aproxima-se para pouso em aeroporto durante a noite. É possível notas as luzes do avião e da pista de pouso contra o plano escuro do céu noturno

A aeronave está prestes a pousar, à noite, e o chefe de cabine comunica à tripulação que as luzes da cabine serão apagadas.  Isso nada mais é do que um dos procedimentos de segurança que são realizados durante todo o voo.

O comandante Paulo Roberto Alonso, consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), explica que esse procedimento serve para preparar e acomodar a tripulação no caso de um pouso de emergência.

“Suponhamos que seja necessária uma evacuação. É importante que os comissários estejam atentos ao que ocorre do lado de fora, como as condições do terreno onde o avião pousou, por exemplo, e que estejam com olhos acostumados com a luz do ambiente externo”, diz Alonso.

Segundo o comandante, o principal conceito da aviação é a prevenção em relação a quaisquer eventuais contratempos. “Tudo dentro e fora da aeronave é planejado, estudado e treinado para garantir a segurança do voo e dos passageiros. Por isso, esse tipo de procedimento é importante”.

Acesse todas as notícias