Por que a chuva impacta o funcionamento de um aeroporto?

As fortes chuvas de São Paulo fecharam o Aeroporto de Congonhas na noite de quinta-feira (10) e na tarde de hoje (11), gerando dificuldades para companhias aéreas e passageiros. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) esclarece abaixo porque isso ocorre e dá orientações para passageiros.

Por que um aeroporto pode fechar com a chuva?

“A razão primordial é a segurança. Nessas situações, a única alternativa é aceitar a força maior, o que leva ao atraso de partidas e chegadas, ao cancelamento de decolagens e ao desvio de pousos para aeroportos diferentes do planejado”, diz o comandante Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR. O acumulo de água na pista, por exemplo, pode causar a aquaplanagem (derrapagem) da aeronave, trazendo riscos para a operação. Outro fator que influencia o fechamento de um terminal é a falta de visibilidade. “Quando a chuva é muito forte o piloto não encontra condições favoráveis para pousar ou decolar uma aeronave”, diz o comandante. É importante salientar que visibilidade não é o mesmo que luminosidade, pois mesmo à noite, com céu limpo, o piloto consegue pousar uma aeronave, com auxílio das luzes da pista.

Tecnologia

Chamado de ILS (do inglês Instrument Landing System), o equipamento de pouso por instrumentos auxilia o piloto a pousar o avião em cenário de baixa visibilidade, mas há limites. O ILS possui três categorias (CATs). Cada uma é gradativamente mais eficaz que a anterior e capaz de auxiliar pousos em condições meteorológicas mais desfavoráveis. O Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, é equipado com o ILS CAT III Alpha, que permite ao piloto uma altura de decisão menor que 30 m e visibilidade de até 200 m para pouso. Já o aeroporto de Congonhas é equipado com o ILS CAT I, que permite uma altura de decisão não menor que 60 m de altura e visibilidade não menor que 550 m. O fato de Guarulhos possuir um equipamento de maior precisão se justifica, entre outros fatores, por estar sujeito a mais interferências meteorológicas do que Congonhas.

Efeito cascata

As primeiras consequências de um aeroporto fechado são cancelamentos, atrasos e desvios de voos para outros terminais. Dependendo do tempo de fechamento, o problema pode gerar um efeito cascata na malha aérea. “Isso acontece porque não há reposição de aeronave. O avião que seria utilizado em um voo, por exemplo, não chega no aeroporto porque ele está fechado. Isso impacta toda a programação de voos que estava prevista para o avião”, diz Jenkins.

Chuva de verão

Segundo o especialista em meteorologia do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), 2º Sargento Hiremar Antônio José Soares Silva, quatro fatores influenciam para que São Paulo tenha uma maior incidência de chuvas durante o verão:

  • A geografia da cidade, que é cercada por morros, facilitando a formação de nuvens;
  • Fluxo de umidade e calor trazido da Amazônia, por meio da Zona de Convergência do Atlântico Sul;
  • Corredor de frentes frias que chegam ao Brasil pela Argentina, que também trazem umidade;
  • Pontos de calor intenso na cidade, devido à falta de árvores e a presença de concreto.

Isso contribui, principalmente, para a formação das chamadas Cumulus nimbus, nuvens de tempestade que são formadas rapidamente (em aproximadamente 45 minutos) e concentram granizo, raios e grande quantidade de água. Elas atuam, intensamente, por aproximadamente 10 minutos.

Recomendação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) recomenda que os passageiros contatem previamente a companhia aérea para confirmar o status do voo, principalmente quando está chovendo forte. O contato é realizado por meio dos SACs das empresas. Os passageiros que se encontram no aeroporto devem buscar ajuda nos balcões de informações das companhias.

AVIANCA www.avianca.com.br

AZUL www.voeazul.com.br

GOL www.voegol.com.br

LATAM www.latam.com/pt_br

 

Leia também

Como funciona o sistema de pouso por instrumentos de precisão? ABEAR responde

Acesse todas as notícias