Pontualidade dos voos na Páscoa atinge média de 95,88%

A movimentação de voos domésticos e internacionais nos aeroportos brasileiros, abrangendo o período de 2 a 4 de abril, durante o feriado de Páscoa, registrou uma pontualidade de 95,88% nas operações. Índice superior ao carnaval (94,6%) e festas de fim de ano (91,3%).

Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e, segundo o parâmetro oficial para medir a eficiência do setor, são considerados pontuais os voos realizados em até 30 minutos em relação ao horário programado.

De acordo com Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o número pode ser considerado excelente. “Essa média demonstra a eficácia na operação e a ótima comunicação entre companhias, aeroportos e controladores de voo. É uma evolução que melhora a experiência de viajar de nossos passageiros”, disse o executivo.